Leitura de notícia
Portal EM ( Economia ) - MG - Brasil - 14-07-2015 - 10:23 -   Notícia original Link para notícia
Venda no comércio de BH cai 2,97% no acumulado até maio

É o menor desempenho do setor desde 2007, nesta base de comparação



Alta da inflação e do índice de desemprego impactaram negativamente as vendas, segundo a


As vendas do comércio varejista da capital mineira tiveram queda de 2,97% no acumulado do ano até maio, na comparação com o mesmo período de 2014. Este é o menor desempenho do setor desde 2007, nesta base de comparação. De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes de Belo Horizonte (/BH), , o declínio se deve a fatores como à alta da inflação e do índice de desemprego, e à redução da massa salarial. "Com o aumento do custo de vida, o trabalhador foi pressionado a diminuir seu consumo para manter os gastos com itens básicos. As compras de outros produtos foram adiadas", afirmou.


Quando comparado com o mesmo mês de 2014, também houve queda: as vendas de maio caíram 0,95%, motivadas às altas taxas de juros que impactam no nível de consumo. Na comparação com abril de 2015, o comércio registrou em maio crescimento de 0,76%. No entanto, a atribui o desempenho às vendas do Dia das Mães, considerada a segunda data comemorativa mais expressiva para o setor, depois do Natal - além da base fraca de comparação por conta de dois feriados em abril, Semana Santa e Tiradentes.

No acumulado de 12 meses, o varejo apresentou queda de 2,8% nas vendas. Para , presidente da , o aumento do custo de vida comprometeu o orçamento de muitos consumidores e a expectativa de vendas para os próximos meses "não é positiva", afirmou.


Palavras Chave Encontradas: Bruno Falci, CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.