Brasília - O mercado de vestuário brasileiro vem se colocando como uma força capaz de atrair turistas de todo o Brasil. Parte considerável dos viajantes que se deslocam pelo País são motivados, especialmente, pela possibilidade de comprar. São turistas à procura de peças de vestuário, cama, mesa e banho e calçados, para consumo próprio ou revenda em seus destinos de origem.
A grande demanda se explica pela força do setor têxtil no País. O Brasil tem a quinta maior indústria do mundo e a quarta maior de confecções, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). Além de produzir, o País também está entre os oito maiores mercados consumidores do segmento.
Os compradores são, muitas vezes, viajantes que gastam além daquilo que os turistas comuns normalmente gastam, que já não é pouco. Mesmo aqueles que viajam para conhecer um novo destino investem uma parcela significativa do orçamento da viagem para as compras, de acordo com uma pesquisa do Ministério do Turismo. A aquisição de produtos durante a viagem consome 12,7% do valor reservado ao passeio.
De acordo com o diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Lopes, esse gasto é significativamente maior quando o intuito principal da viagem é a compra. Outra boa notícia é que os viajantes aproveitam para conhecer o destino.
Na região Sudeste, o município de Nova Friburgo (RJ), colonizado pelos suíços, também ficou conhecido pela produção de roupas íntimas e roupas de ginástica. Na Ponte da Saudade e no bairro Olaria é possível comprar lingeries a bons preços.
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