Leitura de notícia
O Globo Online (RJ) ( Economia ) - RJ - Brasil - 08-07-2015 - 08:44 -   Notícia original Link para notícia
Com Copa, Brasil recebeu 10,6% mais estrangeiros

América do Sul foi a região de origem de quase metade dos turistas de outros países


- BRASÍLIA- Incrementado pela Copa do Mundo, o total de turistas estrangeiros que entraram no Brasil em 2014 cresceu 10,6% em relação a 2013. Dados do Ministério do Turismo passados com exclusividade ao GLOBO mostram que, no ano passado, 6.429.852 cidadãos de outros países desembarcaram em cidades brasileiras. Somente em junho, primeiro mês da Copa, o ingresso de turistas triplicou na comparação com o mesmo mês de 2013 - passou de 350 mil pessoas para 1,02 milhão.


- Se na Copa do Mundo o número de turistas triplicou em junho, imagine nas Olimpíadas de 2016, no Rio. Na Copa, havia 30 países representados, enquanto nas Olimpíadas teremos visitantes de mais de 200 países. É uma oportunidade única para o Brasil se mostrar ao mundo - ressaltou o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves.


AGÊNCIAS VEEM TURISMO INTERNO ESTAGNADO


São Paulo foi a principal porta de entrada do Brasil, com 2.219.513 pessoas. Porém, coube ao Rio o maior crescimento em números absolutos, com 390 mil turistas a mais, ou 32,2% de aumento. Manaus (AM) registrou a maior taxa de expansão, de 51,6% ante 2013. Houve um salto de 32.993 para 50.032 visitantes estrangeiros.


Isoladamente, a Argentina foi o principal emissor de tur istas para o Brasil, com 1.743.930 pessoas, seguida pelos Estados Unidos, com 656.801 turistas - um aumento de 10,8% sobre o ano anterior. A América do Sul enviou quase a metade dos visitantes estrangeiros, num total de 3.133.629 pessoas, volume que corresponde a uma expansão de 6,7%.


Ainda segundo os dados estatísticos, 70,6% dos turistas usaram o avião como meio de transporte para chegar até aqui. Praticamente um em cada quatro visitantes, ou 27,3% do total, vieram pelas estradas. O restante usou as vias marítima ou fluvial para se deslocar.


Para o ministro do Turismo, levando em conta o grande fluxo de pessoas que desembarcarão no Rio, por causa das Olimpíadas, o Brasil deveria abrir exceção quanto à exigência de vistos de cidadãos provenientes de importantes países emissores, como os EUA. A liberação temporária do visto está sendo negociada com o Itamaraty.


- Será um ano olímpico. Em 2014, (mesmo com o aumento do número de visitantes) a balança do turismo teve um déficit de cerca de US$ 17 bilhões. Em uma Olimpíada como esta, podemos equilibrar a balança - afirmou.


Henrique Alves se diz otimista quanto a 2015. Ele explicou que, por um lado, a vida está mais cara no Brasil e, com o dólar valorizado em relação ao real, fica mais caro viajar para fora do país. Em outra mão, vir para o Brasil ficou barato por causa do câmbio.


O presidente do conselho de administração da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas, Edmar Bull, comentou que, ao contrário do que aconteceu com a chegada de visitantes estrangeiros, a Copa do Mundo não mexeu no turismo interno - estagnado, segundo ele. Em sua opinião, esse aumento verificado no turismo receptivo em 2014 deve ser aproveitado para corrigir algumas distorções.


- A despeito dos dados positivos divulgados pelo governo, preocupa-nos um pouco a mobilidade urbana no Rio de Janeiro. Esse problema atua como um fator de inibição para levar eventos corporativos ao Rio neste momento - afirmou.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.