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O Tempo ( Economia ) - MG - Brasil - 04-07-2015 - 10:23 -   Notícia original Link para notícia
Final de estação antecipado

Roupas para o frio competem com modelos para o verão, que ainda estão nos estoques das lojas


Chamariz. Cartazes de desconto em lojas atraem clientes na região central de Belo Horizonte


Quem gosta de promoções já sabe: o melhor momento para se comprar roupas e acessórios é no final da estação, quando as lojas tentam queimar o que resta do estoque, abaixando os preços. Porém, neste ano, a crise econômica parece ter feito o fim do inverno chegar mais cedo para lojistas e consumidores mineiros.

No centro de Belo Horizonte, já é possível ver indicações de descontos de até 70% em vitrines de casacos, botas e blusas de lã. Em conversas informais, os funcionários das lojas confirmam que houve queda no movimento durante o ano, e que esse é um dos motivos para a antecipação da temporada dos descontos.

"Neste ano, os empresários estão investindo bastante nas promoções, devido ao estado da economia. Com isso, eles conseguem fazer girar os estoques e amenizar os efeitos da queda das vendas, que no primeiro semestre não atenderam às expectativas", explica a supervisora de estudos econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio), Luana de Oliveira.

Próximo à avenida Andradas, na região centro-leste da capital, um shopping inteiro vai antecipar as promoções. "Estamos realmente numa crise no país, e essa foi uma forma de unir todo o shopping (por melhores vendas). Tivemos uma adesão de 80% dos lojistas", ressalta o superintendente do Boulevard Shopping, Daniel Vieira.

Ainda no verão. Além das promoções antecipadas de inverno, os descontos nas lojas têm aparecido por causa de um outro problema dos lojistas: o estoque de Primavera/Verão 2015, que ainda não se esgotou.

Enquanto BH já enfrenta temperaturas por volta dos 10º C, há lojas com shorts e regatas ainda mofando nos estoques. "Ainda temos essa questão da estação passada e, por causa da própria expectativa baixa do comércio, os lojistas têm trabalhado com uma margem de lucro menor", aponta o diretor da () de BH, Fausto Izac.

Daniel Vieira, do Boulevard Shopping, também confirma que os estoques das coleções de março ainda não acabaram. Por conta disso, diz, os descontos a partir da próxima segunda devem chegar a até 70%.

Ou seja: a promoção é de inverno, a temperatura é fria, mas pode ser que o consumidor ainda encontre algumas roupas de verão perdidas nas araras das lojas.


Clientes aproveitam, enquanto especialistas sugerem pesquisaJá o diretor da () de BH, Fausto Izac, alerta que os preços podem mudar rapidamente


A estratégia dos lojistas de colocar peças de inverno em promoção ainda no meio da estação parece estar surtindo efeito em alguns consumidores. "Eu ia deixar para comprar mais no fim da estação, mas como já estou vendo as promoções, aproveito para comprar agora", confessa Sonete Machado, 43, profissional autônoma que andava pelo centro da capital.


Já as amigas Danielle e Grazielle não tinham nenhuma intenção de comprar roupas quando saíram de casa. Isso até passarem por um anúncio de promoção de até 70% em uma loja do centro da cidade, entrarem para dar uma olhada e saírem do local com algumas sacolas. Apesar disso, de olho nos preços, elas alertam que nem tudo estava valendo a pena. "Tinha peças baratas, mas, no geral, o preço ainda não estava bom", ressalta Danielle Fernandes, 33, analista financeira.


Comprar ou não? Qual é então a melhor escolha para o consumidor? Comprar agora ou esperar até o fim da estação? De acordo com a supervisora de estudos econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio), Luana de Oliveira, tudo depende do que o comprador sabe. "Se a pessoa já estava pesquisando sobre determinado produto e viu que o preço está realmente mais baixo, vale a pena comprar sim. Agora, se ela só viu o produto agora e não sabe quais eram os preços anteriores, o melhor é deixar um pouco mais para frente e pesquisar", aconselha.


Já o diretor da () de BH, Fausto Izac, alerta que os preços podem mudar rapidamente. "Os lojistas estão com estoques baixos, repondo a cada dia. Com a economia e o dólar instáveis, eles podem acabar tendo que pagar mais caro para repor o estoque, e o preço da peça subir", alerta. 


Vendas


Decepção. Segundo pesquisa realizada pela Fecomércio, 70% dos lojistas de vestuário acham que as vendas não alcançaram as expectativas no primeiro semestre.


Palavras Chave Encontradas: Câmara dos Dirigentes Lojistas, CDL
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