Leitura de notícia
Valor Online ( Brasil ) - SP - Brasil - 01-07-2015 - 09:04 -   Notícia original Link para notícia
Indústria prevê mais demissões e queda de produção no 3º tri

A indústria de transformação brasileira terminou o segundo trimestre com estoques maiores que no fim do primeiro, apesar de a produção continuar em queda. Um dos efeitos desse cenário deve ser a continuidade das demissões entre julho e setembro, segundo Aloisio Campelo, superintendente-adjunto para ciclos econômicos do Ibre-FGV.


O Índice de Confiança da Indústria caiu 4,9% em junho e atingiu o menor nível tanto na série histórica trimestral quanto na mensal. Os industriais continuam muito pessimistas com a situação atual do setor e da economia e as expectativas seguem se deteriorando.


Segundo Campelo, os estoques estão mais altos neste fim de trimestre, em especial nos segmentos de bens de capital e duráveis. Mas a situação é generalizada, apesar de a indústria ter vivido o oitavo trimestre consecutivo com queda da produção física. O nível dos estoques é o maior desde fevereiro de 2009, enquanto a demanda interna registra o menor patamar desde 1995.


Enquanto isso, o aperto das margens de lucro, provocado tanto pela desaceleração da demanda quanto pelo aumento de custos (com energia elétrica, por exemplo), não tem sido compensado pelo câmbio, que tem estado em um nível melhor para a indústria. O indicador de nível de demanda externa atingiu em junho o menor patamar desde setembro do ano passado.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.