Leitura de notícia
Valor Online ( Empresa ) - SP - Brasil - 30-06-2015 - 09:12 -   Notícia original Link para notícia
Máquina de Vendas encolhe em pior ano para o grupo


A Máquina de Vendas, terceiro maior grupo de varejo eletroeletrônico do país, vive uma fase difícil, com piora nos resultados, desentendimentos entre sócios e ambiente de insegurança em alguns escalões da empresa, frente à expectativa de entrada no negócio da consultoria de Enéas Pestana. Nos próximos dias, Pestana deve apresentar para a empresa diagnóstico dos problemas operacionais e financeiros e um plano de ação, segundo apurou o Valor.


O grupo teve o pior início de ano desde que foi criado, em 2010. A rede Eletro Shopping, que opera no mercado nordestino, fechou o primeiro semestre com retração de 16% nas vendas, segundo apurou o Valor com fonte próxima à companhia. O grupo, ao incluir todas as redes que opera, teria acumulado retração de pouco mais de 10% no período. Com receita bruta anual de cerca de R$ 10 bilhões, a Máquina de Vendas é formada pelas redes Insinuante e Eletro Shopping, no Nordeste; Ricardo Eletro, com foco no Sudeste; Salfer, no Sul; e City Lar, com lojas no Centro-Oeste.


A varejista não é a única empresa do setor a enfrentar forte desaceleração. O mercado aguarda anúncios de vendas fracas para Via Varejo e Magazine Luiza no primeiro semestre por causa do efeito de comparação com a Copa, pela piora no cenário de crédito e pela queda na confiança do consumidor.


A questão central, no caso do grupo, é que o desempenho fraco ocorre em um momento em que a empresa se prepara para iniciar uma reestruturação fundamental para os negócios. E também após recente saída de um dos presidentes do grupo, com a maior experiência em redução de custos.


Dois meses atrás, o copresidente Richard Saunders, fundador da Eletro Shopping, deixou a função. A rede faz parte do grupo Máquina de Vendas desde 2012, dois anos após a fusão da Ricardo Eletro e da Insinuante. Saunders foi eleito em setembro passado para a vaga e com apoio de Luiz Carlos Batista, da Insinuante, e Ricardo Nunes, fundador da Ricardo Eletro. Ocupou o cargo por oito meses, ao lado de Pedro Magalhães. A empresa não comenta a saída do empresário do cargo executivo. Ele permanece como acionista do negócio.


Circulam informações no setor de que sua saída ocorreu após desentendimentos entre os sócios. Segundo um interlocutor próximo ao grupo, Saunders começou a fazer ajustes, com corte de custos e de despesas - na linha da reformulação já conduzida por ele no Nordeste -, inclusive com a demissão de diretores. Mas não conseguiu implementar todo o plano que tinha em mente. Saunders foi eleito para substituir Nunes na diretoria executiva - este passou a fazer parte apenas do conselho.


A informação que circula no mercado é que o fundador da Ricardo Eletro não teria, na prática, se afastado do dia a dia da operação. Segundo uma fonte, a direção tem mencionado internamente que a saída de Saunders do cargo foi uma decisão pessoal - a família queria voltar para o Recife. E ele teria se programado para ficar menos de um ano em São Paulo.


No plano de reestruturação para a Máquina de Vendas será preciso tratar do processo de integração das redes, que não teria avançado com a rapidez esperada pelo mercado. Nos próximos dias, a consultoria deve entregar um relatório com análise dos problemas e o trabalho a ser feito para ganhar sinergias e tentar recuperar resultados.


É preciso concluir, por exemplo, a integração de sistemas de gestão da empresa, estendendo a unificação para a rede Salfer e para a Eletro Shopping. A área de logística, que envolve a desativação de alguns centros de distribuição, ainda não opera com a eficiência esperada.


Segundo fonte próxima à rede, há um clima de insegurança entre membros da diretoria executiva por causa de eventuais efeitos dos ajustes, como possíveis demissões no grupo. O comando já teria acalmado o segundo escalão, informando que cortes já ocorreram no ano passado, e novas demissões em 2015 estão descartadas.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.