Leitura de notícia
O Globo Online (RJ) ( Rio ) - RJ - Brasil - 24-06-2015 - 10:32 -   Notícia original Link para notícia
Uma nova experiência turística na Zona Portuária

Circuito especial levará visitante a conhecer bares, lojas, centros culturais e outras atrações típicas da região


Redescoberta pelos cariocas e turistas desde que foram iniciadas as obras do projeto Porto Maravilha, a Zona Portuária já entrou para o mapa do turismo da cidade. Atraída pelas animadas rodas de samba na Pedra do Sal, pelas exposições no Museu de Arte do Rio ( MAR) e pelas visitas guiadas ao Cais do Valongo, cada vez mais gente tem circulado na região que inclui Praça Mauá, Gamboa, Saúde e Santo Cristo. Somente o Instituto dos Pretos Novos, que abriga um acervo de cultura negra, recebeu no ano passado 20 mil pessoas - mais que o dobro de 2013. Mas, na visão de especialistas, os passeios pela região ainda não levam à alma do Porto. Ainda bem que, a partir de novembro, a região vai ganhar um circuito turístico especial, que promete oferecer informações e experiências que aproximem o visitante dos costumes e da história locais.


PEDRO KIRILOS/ 19- 11- 2014Pedra do Sal. Bar, uma das atrações da região, quer dar suvenir a turistas


O novo circuito, que será apresentado pela primeira vez num seminário na próxima quarta- feira, às 16h, no MAR, vai integrar todos os atrativos - incluindo locais desconhecidos - e entregar de bandeja ao turista os principais endereços. Até agora, 38 negócios da região, entre bares, lojas, centros culturais e escritórios de design, foram selecionados e estão participando de um programa de capacitação, para serem incluídos num mapa especial.


- Um tour é quando você vai visitar só um ponto turístico, como o Pão de Açúcar. Mas quando você, por exemplo, vai conhecer a noite da Lapa, onde pode ir a uma casa de samba, provar a gastronomia e circular por lá, está fazendo turismo de experiência. Passamos dois anos fazendo pesquisas naquela área e descobrimos que esse é um dos caminhos da Zona Portuária - explica Flávia Guerra, coordenadora do projeto Sebrae no Porto.


A ideia, segundo Flávia, é ajudar os empreendedores a imprimirem em seus negócios a marca do turismo da Zona Portuária, que será voltado para a valorização da história do Rio e do Brasil.


Projeto tem entre objetivos integrar 6 mil


Comerciantes estão recebendo consultoria para divulgar melhor seus negócios


Um dos endereços que devem estar no novo circuito turístico é o bar Bodega do Sal, na Pedra do Sal, um dos berços do samba na cidade. O empresário André Peterson, dono do estabelecimento, conta que já participou de duas palestras com especialistas e recebeu dicas de como aproveitar melhor as redes sociais para divulgar seu negócio.


- Também achei interessante a dica que recebi para criar um suvenir ligado à Pedra do Sal para oferecer aos turistas - conta.


Fruto de uma parceira entre o Sebrae/ RJ, a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio ( Cdurp), a Riotur e o MAR, o seminário "Tour da experiência no Porto: um 3x4 da brasilidade" vai explicar a importância de existir integração entre os cerca de seis mil empreendedores atualmente instalados naquela área.


- É preciso que tudo ali tenha a cara do Porto, que não é só carioca. Aquele lugar foi porta de entrada da cultura e da história. Uma história que está na arquitetura, na comida e na maneira como as pessoas se relacionam com o espaço público - comenta Flávia Guerra, do Sebrae.


Para Alberto Silva, presidente da Cdurp, esse novo circuito vai ajudar a consolidar um processo de revalorização da região e de resgate da autoestima de moradores, comerciantes e empresários.


- Desde 2011, assistimos a um crescimento do número de visitantes. O mais importante é que os próprios cariocas estão descobrindo a Zona Portuária.


Entre os estabelecimentos que também pleiteiam um lugar no mapa, está o escritório M E Design, que em novembro vai desenhar nas ruas da região uma linha indicando a área até onde o mar chegava no passado, antes dos aterros.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.