O Tempo ( Economia ) - MG - Brasil | - 24-06-2015 - 10:21 - | Notícia original | Link para notícia |
Com energia cara, calote nas contas de luz sobe 13,94% |
Reajustes seguidos encareceram a tarifa; inadimplência na conta de água teve alta de 10,4% As mais básicas das despesas de uma família, água e luz, já estão sendo deixadas em segundo plano pela população brasileira, por causa das altas tarifas cobradas este ano pelas concessionárias. O calote nas contas de energia elétrica em maio aumentou 13,94% em número de pessoas em comparação com igual período do ano passado, enquanto a inadimplência média do consumidor avançou 6,7% no mesmo período e foi a maior marca desde dezembro de 2012. Na conta de água, a inadimplência cresceu 10,43% no período, com destaque para o Sudeste, com 16,03%, como mostra levantamento feio pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). No Estado, a Cemig informou que registrou um crescimento do índice de inadimplência de 8% em maio em relação a abril, que pode ser atribuído aos aumentos de custos das empresas do setor elétrico e da bandeira tarifária. Em maio, os consumidores receberam a 'conta cheia', já com os reajustes integrais da bandeira vermelha, do aumento extraordinário e do anual. E foi exatamente no referido mês que o analista contábil André Felipe Neres de Carvalho, 24, viu sua conta de luz saltar de R$ 115 para R$ 180. "Com o orçamento apertado, tive de optar entre as contas. Foi então que escolhi pelo pagamento da fatura do cartão de crédito, porque o atraso implica em juros muito maiores", informou. Ele disse que está com um mês de atraso no pagamento da luz e que seguirá assim até o final do ano. "Pagarei só em julho a fatura de maio. E pretendo esticar o atraso até receber o décimo terceiro salário em dezembro para entrar no ano que vem zerado", definiu. Nos bancos, alta foi de 10,1% Na análise de Marcela, essa aparente incongruência entre o resultado do calote em geral e o das linhas de crédito emergenciais significa que as pessoas estão no seu limite financeiro e começaram a usar o cartão de crédito e o cheque especial para cobrir as despesas básicas do mês. "Quando as coisas estão indo bem, essa 'pedalada' funciona, porque o trabalhador sabe que vai continuar empregado. O problema é quando algo trunca essa 'pedalada', como o aumento da inflação, que ocorre agora", explica a economista. O número de empresas com dívidas em atraso também cresceu em maio 8,33% em relação a idêntico mês no ano passado, mostrou o indicador calculado pela SPC Brasil. Serviço pode ser cortado após aviso Para que o corte de fornecimento da luz seja efetivado nas residências, a Cemig explicou que, já a partir de 30 dias de atraso, utiliza diversas ferramentas de comunicação e cobrança, como contatos telefônicos, envio de e-mail, SMS e carta. Para isso, o cliente precisa manter o cadastro atualizado. Caso não pague, há o envio de comunicação com a possibilidade de inscrição do CPF do titular no serviço de proteção ao crédito da Serasa e . Neste caso, o cliente possui 10 dias após o recebimento da correspondência para regularizar a situação e evitar a negativação. Persistindo a situação de inadimplência, empresa pode executar a suspensão no fornecimento, de modo a evitar que haja o repasse dos custos com o crescimento da inadimplência a todos os consumidores, através da tarifa, de acordo com o modelo regulatório. A Resolução Aneel 414 permite que a suspensão do fornecimento (corte de luz) seja efetuada após 15 dias após o aviso ao consumidor inadimplente que é feito na conta de energia. (AD) Palavras Chave Encontradas: CDL |
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