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O Globo Online (RJ) ( Brasil ) - RJ - Brasil - 22-06-2015 - 09:48 -   Notícia original Link para notícia
Beleza põe mesa, sim! E dá lucros...

Segmento faturou R$ 101,7 bilhões em 2014, justificando a posição do Brasil de terceiro mercado consumidor de produtos de beleza


Vaidade e bem- estar nunca saem de moda. Os cuidados pessoais com o corpo e a mente movimentam um mercado bilionário no Brasil, que não conhece limites. Somente no ano passado, o segmento faturou R$ 101,7 bilhões, o que representou crescimento de 11% em relação a 2013. O país é hoje o terceiro maior mercado consumidor de produtos para beleza, atrás apenas de Estados Unidos e China. De olho nas boas oportunidades, uma parcela crescente de empreendedores aposta na formalização e na expansão de seus negócios. Afinal, beleza põe mesa, sim! E dá lucros.


FOTOLIA - DMITRY ERSLERCrescimento. O número de salões de beleza e clínicas de estética subiu 567% de 2010 a 2015


O crescimento do setor tem como destaque uma categoria cada vez mais numerosa. São os Microempreendedores Individuais ( MEI), que faturam até R$ 60 mil por ano. Muitos saíram da informalidade para melhorar sua renda ou abrir nova frente de negócios. De acordo com o Sebrae Nacional, entre 2010 e 2015 o número de novos registros no segmento de salões de beleza e clínicas de estética subiu 567%, totalizando 482.455 empresas.


"A formalização é positiva sob vários aspectos. Ela insere o profissional na cobertura de benefícios previdenciários, o que é fundamental. Permite ainda que ele tenha acesso a grandes marcas e possa organizar melhor suas finanças. Sem contar a autoestima elevada, por fazer parte de um novo universo de negócios", explica Andrezza Torres, coordenadora Nacional de Serviços de Beleza e Bem- Estar do Sebrae.


NICHO COMPETITIVO


Opções não faltam aos interessados em se estabelecer no ramo: salões de beleza, clínicas de estética, lojas de cosméticos, centros de fitness e fisioterapia, spas e muito mais. No entanto, inovação é fundamental para sobreviver em um nicho tão competitivo. Especialmente quando há oferta de serviços para todos os gostos e orçamentos.


A economista Camille Valverde e sua sócia Priscila Cardoso inovaram ao criar a Nailz, esmalteria carioca que trabalha com sistema de franchising. A primeira unidade própria foi inaugurada em 2013, trazendo conceito visual arrojado, cartão de fidelidade e atendimento sem hora marcada. A procura foi tanta que, em setembro do ano seguinte, as sócias resolveram expandir a marca.


Hoje a Nailz tem sete unidades no Rio, sendo cinco franqueadas. Outras duas devem abrir as portas este ano. O investimento inicial é de R$ 100 mil e o retorno se dá entre 18 e 24 meses. As unidades chegam a faturar R$ 35 mil mensais, depois de seis meses.


LINHA DERMATOLÓGICA


Outro segmento que investe em expansão é o de cosméticos dermatológicos. A Dermage, por exemplo, oferece ao empreendedor a chance de abrir uma franquia da marca com investimento inicial a partir de R$ 170 mil. A rede conta com 60 pontos de venda, sendo 40 franquias. A linha de produtos tem 120 itens, todos de fabricação própria.


O interessado deve buscar pontos de venda com área mínima de 30 metros quadrados, com equipe mínima exigida tanto para lojas de rua quanto para shopping centers. O faturamento mensal gira em torno de R$ 80 mil e o retorno se dá em um prazo de 24 a 36 meses. A franquia cobra taxa de royalties equivalente a 10% sobre as vendas.


O conceito de atendimento personalizado também está presente no universo das academias de ginástica. Neste ano, o casal de sócios Ana Carla Grossi e Guilherme Sarres abriu a Foccus Training, em Laranjeiras, que oferece treinamento funcional diferenciado, com hora marcada. As atividades físicas duram no máximo uma hora e não há disputa pelo uso de aparelhos. Hoje a academia já reúne 130 clientes.



O negócio exigiu R$ 500 mil de investimento inicial e a expectativa era de retorno em 36 meses - período que deve ser antecipado para 30 meses. O faturamento mensal previsto para os primeiros dois anos é de R$ 60 a R$ 70 mil. A academia prevê crescimento de 20% este ano. O modelo de franquia da Foccus está sendo estruturado por Rafael Grossi e deve ser lançado no mercado em 2016. "Nós pretendemos também abrir mais unidades próprias em breve", anuncia Guilherme.


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