Leitura de notícia
O Globo Online (RJ) ( Rio ) - RJ - Brasil - 20-06-2015 - 10:52 -   Notícia original Link para notícia
Procon estadual tem dez fiscais para 12 mil bares e restaurantes

Apesar do efetivo insuficiente, órgão diz que autuações têm aumentado


A repercussão de casos como o da Casa Brasil, em Laranjeiras, interditada anteontem após um rato cair numa travessa de batatas, vem provocando um aumento no número de ligações ao Procon estadual. Somente este ano, de acordo com o órgão, 1.337 estabelecimentos foram flagrados com problemas de higiene. Apesar da demanda - uma média de 300 denúncias chegam ao Procon diariamente -, a fiscalização conta com uma equipe de apenas dez pessoas. Já o número de bares e restaurantes no estado chega a 12 mil.


O policial federal aposentado Fábio Domingos, que comanda o Procon, admite que a quantidade de fiscais é insuficiente. Ele afirma que seu grupo tem se desdobrado para fazer as vistorias. Segundo ele, em 2012, foram 80 autuações. No ano seguinte, a quantidade subiu para 1.810. Em 2014, passou para 2.500.


- O número de autuações aumentou muito. Com a divulgação do nosso trabalho, e com o aumento das operações, a população passou a reclamar mais, porque agora tem um canal para isso. Há também as redes sociais, que têm papel importante na divulgação desses episódios - diz o coordenador do Procon, que disponibiliza o número de telefone 151 para denúncias.


Na última quarta-feira, um vídeo que mostrava vermes dentro de um pastel da filial da Tijuca do Bar do Adão se espalhou pelas redes sociais. No dia seguinte, foi a vez de uma foto do rato na Casa Brasil virar um dos assuntos mais comentados na internet.


Para quem anda receoso em frequentar restaurantes, Domingos dá algumas dicas:


- Se o dono se preocupa em manter cartazes sobre a legislação, isso é o primeiro indício de que cuida bem de seu estabelecimento. O cliente também deve ficar atento à limpeza dos banheiros. Se não há preocupação com eles, provavelmente a cozinha também é suja.


Comentando os casos do Bar do Adão e da Casa Brasil, o presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes (SindRio), Pedro de Lamare, disse ontem, em nota, que "episódios como esses são inadmissíveis''. Ele destacou que a entidade oferece aos associados a assessoria de uma empresa especializada em segurança alimentar.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.