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FCDL-MG ( Notícias ) - MG - Brasil - 19-06-2015 - 10:19 -   Notícia original Link para notícia
CDL Jovem BH apresenta "caso de sucesso no varejo"

O Jovem recebeu nesta quarta-feira (17) o consultor em gestão empresarial Frederico Marçal Ramos que ministrou a palestra: caso de sucesso no varejo.


O Jovem recebeu nesta quarta-feira (17) o consultor em gestão empresarial Frederico Marçal Ramos, que ministrou a palestra "Melhorar os resultados econômicos, financeiros e operacionais atuando nas principais alavancas de resultado do negócio: caso de sucesso no varejo", durante a reunião quinzenal do grupo, realizada na sede da /BH.


Na palestra, Ramos apresentou o case da Centro Visão, em que atuou como consultor. Ele demonstrou os caminhos que a empresa trilhou para apresentar crescimento de 13% nas vendas nos primeiros cinco primeiros meses deste ano, em relação ao ano anterior, em um período em que as vendas do comércio apresentam queda, devido à instabilidade econômica.


A primeira etapa realizada neste sentido foi um trabalho para melhorar a saúde financeira da empresa, para reduzir os estoques, de modo que ela dependesse menos de capital externo nas suas operações. Houve uma diminuição de 5% a 20% dos estoques, dependendo da linha de produtos, sem que as vendas caíssem.


Na segunda fase, foi feito um diagnóstico em relação ao desempenho de cada vendedor, para tentar identificar os pontos fortes e de melhoria de cada um. Após este diagnóstico, as 20 lojas da empresa foram agrupadas de acordo com suas similaridades, e metas de vendas foram traçadas de acordo com o perfil de cada uma.


Os vendedores foram remanejados e passaram por capacitação, de modo que pudessem melhorar seu desempenho em todas as linhas de produtos da empresa. "Esse trabalho foi interessante, pois pudemos identificar lacunas entre os vendedores e com o treinamento, eles se tornaram profissionais mais completos", avalia o sócio da Centro Visão, Fernando Cardoso.



Para garantir o batimento das metas, foi elaborado um calendário de reuniões periódicas entre gerentes e cada vendedor, e as campanhas comerciais passaram a focar naqueles produtos com maior dificuldade de atingimento de meta. Uma campanha interna, chamada Invictus, também foi implementada para motivar os vendedores. 


Fonte: Jovem


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