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Valor Online ( Empresa ) - SP - Brasil - 17-06-2015 - 09:32 -   Notícia original Link para notícia
Dona da Amarula investe para manter expansão


Roberto Faillace, diretor de marketing da Distell, espera crescer 7% no país


A Distell, empresa sul-africana de bebidas, dona da marca Amarula, vai fazer um esforço maior para tentar manter um ritmo de crescimento nas vendas entre 7% a 8% em 2015, na mesma faixa verificada nos últimos anos. O plano inclui a expansão da distribuição para regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul, manutenção dos preços no varejo, a realização de campanhas na TV paga e ações em restaurantes e bares. A Distell também anunciou Renata Vanzetto, chef dos restaurantes Ema e Marakuthai, em São Paulo, para atuar como embaixadora da marca.


"No Brasil, apesar do cenário atual de retração de consumo, é possível ampliar as vendas com o aumento da distribuição e ações que levam ao aumento do consumo por cliente", disse Roberto Faillace, diretor de marketing da Distell para América Latina.


De acordo com dados da consultoria Euromonitor International, o mercado de licores no Brasil cresceu 0,9% em volume no ano passado, para 18,8 milhões de litros. Em receita, avançou 9,4%, para R$ 1,4 bilhão. A Amarula é a quinta marca em volume de vendas no país, atrás das bebidas Campari (da Bacardi), Cynar (Bacardi), Stock (Stock Spirits Group) e Brasilberg (do Grupo Thoquino). No segmento de licores cremosos, a Amarula detém mais de 50% de participação e na linha de importados, o percentual é de 80%, segundo a companhia.


As vendas de Amarula no Brasil cresceram entre 7% e 8% ao ano nos últimos três anos. A meta para 2015 é manter esse patamar de expansão. "Mesmo em um ano difícil como este e com uma perspectiva de enfrentar mais dois anos complicados no Brasil, a companhia decidiu reforçar a estratégia de marketing para manter o ritmo de crescimento", disse Faillace.


Na visão do executivo, outras fabricantes de destilados tendem a reduzir os investimentos em marketing neste ano e podem, com isso, perder participação de mercado. A intenção da Distell seria ocupar essas lacunas deixadas por concorrentes.


A companhia também informou que fará ações específicas para ampliar as vendas nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul. Nacionalmente, a Distell lançou recentemente uma campanha de divulgação da Amarula voltada para a TV paga.


A Distell não produz suas mercadorias no Brasil. Os licores são importados e distribuídos pela cubana Bacardi, que usa sua estrutura de logística para distribuir a bebida no país. Faillace disse que não há plano para instalar operação própria no país. "A parceria com a Bacardi funciona bem, a companhia não vê necessidade de instalar uma estrutura própria no país, por enquanto", disse o executivo.


No mundo, a Distell vende por ano 1,8 milhão de caixas (16,2 milhões de litros) de Amarula. A companhia não divulga o volume de vendas no país, apenas informa que o Brasil é um dos principais mercados para a Distell fora da África.


Segundo Faillace, as vendas da Amarula no Brasil cresceram 7% no ano passado. No mundo, o avanço foi de 6%. A companhia encerrou o primeiro semestre fiscal, concluído em dezembro de 2014, com crescimento de 10,5% em receita, para 11 bilhões de rand (US$ 885,1 milhões) e aumento de 3,7% em volume de vendas. O lucro teve queda de 7,6%, para 987,4 milhões de rand (US$ 79,5 milhões), devido a um aumento de mais de 11% nas despesas com vendas e outras despesas operacionais.


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