Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 14-06-2015 - 11:56 -   Notícia original Link para notícia
Consumo formiguinha

 Pequenas reformas estimulam as vendas de material de construção. Lojas do segmento investem em atendimento personalizado e soluções sob medida para conquistar clientes


Augusto Pio


Publicação:14/06/2015 04:00



Daniel Miranda, diretor comercial da Bel Lar Acabamentos

O segmento de construção e reformas no Brasil busca estratégias para vencer a crise econômica. Em que pese a retração do mercado, as lojas especializadas em material de construção em Belo Horizonte continuam faturando, uma vez que, mesmo com as construtoras diminuindo um pouco o ritmo de produção, as reformas particulares (o chamado consumo formiguinha) estimulam o mercado. No entanto, Walter Cover, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), ressalta que as vendas de material de construção no país tiveram queda de 7,4% se comparadas com o mesmo período do ano passado. "Todos os segmentos apresentam redução de vendas. As obras de infraestrutura foram as que mais sofreram, com redução de 18%; em seguida, o segmento imobiliário (prédios de apartamentos, shopping centers, hotéis etc.); e mesmo o varejo, responsável pelo consumo formiguinha, caiu 2,2%. A indústria reduziu em 30 mil o número de postos de serviço este ano."

A Abramat estima que o segundo semestre possa ser um pouco melhor com o início de execução do programa Minha casa, minha vida fase três, e gradual recuperação da confiança dos investidores e das famílias. "É preciso, porém, que haja políticas públicas que impeçam a deterioração ainda maior da renda e do emprego e que haja disponibilidade de financiamento imobiliário. As obras de logística, recentemente anunciadas pelo governo federal somente impactarão o mercado de material de construção a partir do segundo semestre do próximo ano. De qualquer forma, a expectativa para este ano é de queda de vendas, voltando para patamares de 2008."

Walter Cover, presidente da Abram
Para Daniel Miranda, diretor comercial da Bel Lar Acabamentos, com três unidades na capital, o mercado está conseguindo reagir bem, pois comparando janeiro a maio deste ano a igual período do ano passado, a empresa cresceu 18,9%. Ele acredita que esse é um segmento no qual vale a pena investir. "Temos um país com alto índice de déficit habitacional e o brasileiro, em particular, tem a casa própria como o meio mais expressivo de conquista e realização. É um setor no qual é preciso se manter sempre atualizado com as tendências e administrar o mix de produtos para atender o mercado com eficiência. Este ano, estamos esperando crescimento na ordem de 25%."

Completando 47 anos, a Bel Lar emprega 130 pessoas e trabalha com porcelanatos grande, com formatos de 60x60 a 120x120, cimentícios, revestimentos especiais, spa Jacuzzi, pedras industrializadas, painéis de madeira, mosaicos especiais, sistema completo de cozinha coifa, cooktop, forno e cubas especiais, cabines de banho, louças e metais, revestimentos em inox, pastilhas, pisos e laminados de madeira, entre outros. "As pessoas estão sempre renovando e buscando um ambiente mais agradável e confortável para sua família, além de realizar o sonho da casa própria. Temos um mercado de demanda constante e de transformação", ressalta Daniel, que está há 28 anos no ramo.

Daniel destaca que o objetivo da empresa é atender, em excelência, o cliente. "Estamos trabalhando fortemente nesse sentido. Quando tivermos os pontos de venda saturados, podemos pensar em ampliar o nosso negócio", afirma. Para driblar a crise, ele conta que a loja trabalha com campanhas de vendas e descontos pontuais e atrativos para o cliente. "Investimos muito em treinamento e capacitação de outras áreas para atender com diferencial o nosso cliente. Além disso, para as vendas corporativas, fazemos um atendimento especial junto aos nossos fornecedores. Para vencer nesse ramo é preciso inovação, relacionamento e uma constante atualização de todo o mix da loja, assim como a do showroom."

Diretora do Atelier ABC, Ana Cristina diz que a loja presta serviços de projetos diferenciados com alto grau de personalização e medição em obra
GESTÃO Ana Cristina Teixeira, diretora do Atelier ABC, empresa do Grupo ABC da Construção, ressalta que nesse ramo é preciso praticar um modelo de gestão aplicada e ter identificação com o serviço ou produto que se está oferecendo. "Somos uma boutique de acabamentos que pertence ao grupo ABC S/A, com mais de 25 anos de mercado. Com isso, além de oferecermos soluções sob medida com atendimento feito por profissionais com formação e/ou conhecimento em design e arquitetura, serviços de projetos diferenciados com alto grau de personalização e medição em obra, contamos com os benefícios por fazer parte da maior rede de acabamentos de Minas. Oferecemos as melhores marcas e a maior variedade de produtos em revestimentos, louças e metais, ofertas extremamente competitivas, com condições de pagamento facilitadas e entrega em 48 horas."

O Atelier ABC emprega sete pessoas, entre consultores de vendas, projetistas, gerente e administrativo. "No grupo são mais de 480 funcionários diretos", diz Ana Cristina, que está há 11 anos no segmento. Ela diz que a empresa optou recentemente por uma nova estratégia de vendas. "Criamos um conceito de negócios exclusivo e com foco claro em atendimento aos públicos A e B e trabalho extremamente dedicado aos arquitetos, engenheiros, designers e decoradores. As mudanças ocorreram não somente na estrutura física, como também na definição da nova marca, reestruturação da equipe, nova forma de atendimento e modernização do mix. Conseguimos fazer um atendimento sob medida para nossos clientes, sejam eles profissionais da área ou não."


SERVIÇO
Bel Lar Acabamentos
(31) 3254-2000
www.bellar.com.br

ABC da Construção
(31) 3047-8717
www.atelierabc.com.br

Abramat
(11) 3549-3480
www.abramat.org.br


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.