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O Globo Online (RJ) ( Economia ) - RJ - Brasil - 15-06-2015 - 10:06 -   Notícia original Link para notícia
Cama, mesa e banho

Os brasileiros devem gastar cerca de R$ 11 bilhões em artigos do gênero neste ano, um aumento de 9,5% em relação ao anterior


Esse mercado desafia a crise econômica e tem atraído novos empreendedores, sobretudo, através do sistema de franquias.


Qualidade de vida começa dentro de casa. Um ambiente harmonioso e aconchegante, além de trazer bem- estar, pode ser uma ótima fonte de renda para quem quer ter o próprio negócio. Um bom exemplo está no mercado de produtos para cama, mesa e banho, que desafia a crise econômica e tem atraído novos empreendedores, sobretudo, através do sistema de franquias. Não é para menos. Em 2015, os brasileiros devem gastar cerca de R$ 11 bilhões em artigos do gênero, um aumento de 9,5% em relação ao ano anterior. Os dados são do Pyxis Consumo, ferramenta do Ibope Inteligência que dimensiona o mercado.


O momento de cautela na economia impôs ajustes às empresas, mas não reduziu o ímpeto de novas parcerias e investimentos "A compra de artigos para o lar traz uma satisfação pessoal para o consumidor. São pequenos prazeres que se tornam indispensáveis. Daí a atenção que o mercado desperta", explica Luis Henrique Stockler, sóciodiretor da consultoria baStockler, voltada para projetos de gestão na área de franchising.


NOVA DINÂMICA


A reestruturação da linha de produtos e a revisão de custos trouxeram uma nova dinâmica para as franquias, que seguem firme em busca da fidelização do cliente. É o caso da marca de colchões Sonobello, que opera com 35 lojas no estado do Rio. A empresa planeja investir R$ 1 milhão este ano na inauguração de dez franquias, com foco no interior do estado.


A empresa refez todo seu planejamento, modificou o projeto arquitetônico das lojas e reduziu pela metade a taxa de abertura de franquia, hoje em R$ 20 mil. "O nosso público- alvo é o consumidor das classes Be C, com ênfase na Baixada Fluminense e nas regiões Serrana e dos Lagos. Colchão é um gênero necessário - e não um artigo de luxo", explica o diretor Comercial Fabricio Tepedino.


Abrir uma franquia da rede exige capital inicial de R$ 100 mil, fora o ponto. O retorno do investimento se dá em cerca de 18 meses. A Sonobello busca um novo perfil de franqueado, mais focado na gestão do empreendimento. "Queremos um operador que atue na ponta e que tenha afinidade total com o negócio. São requisitos essenciais para crescer neste ramo", acrescenta Tepedino.


É o mesmo tipo de parceria almejado pela Alfaias, uma rede tradicional com nove lojas franqueadas e uma unidade própria no Humaitá. A empresa apostou no chamado rebranding: modificou o conceito visual dos pontos de venda, refez o mix de produtos e traçou nova estratégia de atuação. Este ano, suprimiu artigos para mesa e presentes, concentrando- se em roupas de cama e banho ( 90% de seu portfólio é exclusivo).


CRITÉRIOS AJUSTADOS


A empresa recebe, em média, cinco pedidos de novas franquias por mês e espera faturar R$ 14 milhões neste ano. "A Alfaias trabalha com o tripé qualidade de vida, de produto e de serviço. Nossas lojas refletem a alegria e o prazer de estar em casa", define a sócia e fundadora Eileen Worcman. Os critérios para abertura de novas franquias da rede também foram ajustados. As dimensões das lojas foram reduzidas e a empresa intensificou o suporte aos franqueados nas áreas de gestão e infraestrutura. "Cada vez mais, buscamos gestores identificados com a marca, e não apenas investidores", enfatiza Eileen.


Filosofia semelhante é adotada pela First Class, rede varejista de cama, mesa e banho com 154 lojas franqueadas no Brasil, das quais 77 no Rio. Desde 2014, a empresa aposta na reformulação das lojas e na diversificação do portfólio. Depois de lançar produtos licenciados da marca Disney e uma linha exclusiva de cortinas, a empresa inaugurou sua primeira loja premium, em Botafogo, em abril. O próximo passo será uma unidade em Buenos Aires.


A First Class recebe uma média de 80 a 100 pedidos por mês de interessados em abrir uma franquia da marca. O investimento inicial varia de R$ 350 mil a R$ 500 mil. "O momento atual exige muita determinação do empreendedor e foco no negócio. A dedicação do franqueado tem que ser de corpo e alma", ressalta o sóciodiretor André Pivetti.



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