Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( DC Turismo ) - MG - Brasil - 13-06-2015 - 11:25 -   Notícia original Link para notícia
Othon Palace recebe prêmio Top of Mind

Esta foi a 18ª vez que o empreendimento, localizado no centro e inaugurado na década de 1970, foi condecorado



O Othon Palace Belo Horizonte é verdadeiro cartão-postal da capital mineira/Alisson J. Silva


Verdadeiro cartão-postal da Capital, o Othon Palace Belo Horizonte mantém sua imponência na avenida Afonso Pena, no centro da Capital. Ainda que cercado de velhos e novos concorrentes, que foram reformulados ou inaugurados na onda dos investimentos para a Copa do Mundo de 2014, o hotel, inaugurado na década de 1970, mantém o charme da principal categoria da rede - a Othon Palace -, que é acompanhada pelas marcas Othon Classic, Othon Travel, Othon Suítes e Othon Pousadas.

Na última semana de maio, o hotel recebeu o prêmio Top of Mind - Mercado Comum, Marcas de Sucesso em Minas Gerais, na categoria Expressão (2014/2015). Esta foi a 18ª vez que o empreendimento recebeu o prêmio. O ranking destaca empresas de todo o Estado. A pesquisa foi realizada entre dezembro de 2014 e janeiro de 2015 pelo Instituto Olhar - Pesquisa e Informação Estratégica. Ao todo, foram realizadas 1.571 entrevistas domiciliares, sendo 621 em Belo Horizonte e outras 950 nos maiores municípios de Minas Gerais.

Saiba mais:
Melhorar ambiente de negócios é desafio

De acordo com o gerente-geral do Othon Belo Horizonte, Bruno Heleno, para manter a ocupação média capaz de viabilizar a operação, mesmo diante do quadro de superoferta de leitos experimentado pela capital mineira, é preciso investir em infraestrutura e na qualificação dos colaboradores. "Existe a superoferta, mas essa crise foi anunciada. Um hotel não sobrevive apenas com três dias de boa ocupação. Esse cenário, junto com a crise econômica, é o pior dos mundos para o setor. A solução é continuar prezando pela qualidade dos serviços. Se existe uma competição acirrada, a única maneira de atrair o hóspede é prestando o melhor serviço possível, é surpreendê-lo", afirma Heleno.

Para agradar esse hóspede cada vez mais exigente, dois pontos são fundamentais: infraestrutura que cumpra o que promete e uma equipe treinada à exaustão capaz de passar confiança e hospitalidade. Para cumprir à risca o primeiro item, a unidade de Belo Horizonte se desdobrou em 2015. Áreas sociais, lobby e apartamentos passaram por revitalizações. Um cuidado especial foi dedicado às obras de arte que ornam o empreendimento.

"São 740 obras de arte espalhadas por todo o hotel, inclusive nos quartos. Só na recepção são quatro painéis de Burle Marx. Esse acervo é motivo de orgulho e nos traz muita responsabilidade. Investimos desde a recuperação do piso até o enxoval, renovando parte do mobiliário e equipamentos como TVs. Nos salões de eventos também alteramos portas e carpetes", enumerou o gerente-geral do Othon Palace Belo Horizonte.


Desafio - Mas o maior desafio, porém, parece ser mesmo a mão de obra. Embora tenha aumentado em quantidade, a qualidade do contingente disponível continua preocupante. Por isso estratégias de recrutamento, seleção e retenção de talentos continuam muito importantes para o setor. "Sempre prezamos muito pelos serviços. Temos aqui muitos funcionários com mais de 10, 20 anos de casa. Eu mesmo estou há 15. Comecei como estagiário. Temos um turnover baixo. Hoje, tenho 160 colaboradores para atender 300 quartos. Embora esse número possa parecer pequeno para quem não está acostumado com esse mercado, temos uma relação muito boa, talvez uma das maiores em Belo Horizonte, em hóspedes por colaborador. Mantemos os padrões internacionais de serviços", destaca o executivo.


Linha do tempo - A rede, fundada em 1943, no Rio de Janeiro, com o nome de Cia. Brasileira de Novos Hotéis, chegou ao mercado com o Aeroporto Othon, em 1944. Hoje, são três hotéis na capital fluminense e dois no interior do Estado, seis no Estado de São Paulo, um em Salvador, um em Fortaleza, além de Belo Horizonte. A rede ainda mantém quatro unidades em Lisboa, Portugal.

Os resultados da rede no último trimestre de 2014 mantiveram a tendência positiva registrada nos últimos cinco anos. O destaque foi o crescimento de 39% do Ebitda em relação ao mesmo período do ano anterior. A diária média registrou aumento de 17,3% na comparação com o mesmo período do ano passado e a receita líquida aumentou 5,3% no comparativo entre 2014 e 2013.

Como conseqüência dos bons resultados registrados, a rede dá continuidade ao trabalho de administração de hotéis. Neste primeiro semestre, terá início, no interior de São Paulo, a operação de duas novas unidades nas cidades de São Carlos e Matão, totalizando sete hotéis em uma das regiões que mais cresce no País. Na região Sudeste, os destinos considerados estratégicos para os próximos anos são os estados do Espírito Santo e Minas Gerais.

Em continuidade ao processo crescente de investimentos na modernização das unidades da rede, o Rio Othon Palace, em Copacabana, acaba de inaugurar nova área da piscina, com investimento de R$ 500 mil. O hotel também ganhou um novo restaurante, que tem o movimento Bossa Nova como inspiração: o Bossa Café. A área recebeu investimento de mais R$ 3 milhões. O Bossa Café tem capacidade para receber mais de mil hóspedes por dia.



Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.