Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( Negócios ) - MG - Brasil - 13-06-2015 - 11:30 -   Notícia original Link para notícia
Experimente chega à sétima edição


Evento acontece no segundo sábado de cada mês, na praça Quatro Elementos/Victor Schwaner / ODIN


Minas Gerais é o segundo maior fabricante de cervejas artesanais do País. Segundo o Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Minas Gerais (Sindbebidas), são 30 fábricas e uma produção mensal de aproximadamente 1 milhão de litros. Para impulsionar ainda mais esse mercado, foi criada a Feira Experimente, que neste sábado chega à sétima edição.

O evento, gratuito, acontece no segundo sábado de cada mês, na praça Quatro Elementos, no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), das 11 horas às 18 horas.

O idealizador do projeto, Bruno Lins, explica que a ideia surgiu com o objetivo de ampliar o público das cervejarias artesanais, tornando as bebidas mais conhecidas e acessíveis a um maior número de pessoas. "Os freqüentadores da feira compram a cerveja diretamente do produtor e, por isso, conseguem um preço melhor. Além disso, prezamos muito pela qualidade dos parceiros, o que é crucial para o sucesso do projeto", afirma.

Lins acrescenta que a quantidade de freqüentadores aumenta cerca de 20% a cada edição. Portanto, a expectativa é de que, desta vez, mais de 4 mil pessoas compareçam à feira ao longo de todo o dia. Neste sábado, ela reunirá 22 marcas de cerveja, entre elas Backer, Krug Bier, Colorado, Falke, Inconfidentes, Walls, Prússia Bier e VM Beer.

Conforme o idealizador, embora o objetivo principal seja fomentar o mercado, a ideia também é ampliar gradativamente a quantidade de marcas. "Cada um dos atuais participantes consegue vender uma litragem máxima. À medida que essa capacidade for atingida, seremos capazes de abrir novos espaços, sempre prezando pela alta qualidade", explica.


Novos negócios - A divulgação feita na feira ajuda não somente os fabricantes de cerveja, como também de queijos, cafés especiais, azeites e temperos a firmarem novos negócios. Para Lins, embora não seja possível estimar uma expectativa de negócios, possibilidades de parcerias surgem a todo momento, o que faz com que os benefícios do projeto para os produtores ultrapassem os dias de feira.

A programação da Experimente ainda contempla opções gastronômicas. Desta vez, participam o tradicional restaurante Massas Margherita, além dochef Chad Pritchard, à frente do Chef Chad - Art of Catering. As atrações musicais serão o cantor Ricardo Schneider e o guitarrista, compositor e cantor Gustavo Andrade. Haverá também atividades voltadas ao público infantil.

Embora o mercado de cervejas artesanais continue em expansão, a perspectiva de crescimento do setor para este ano foi revista de 21% para 14%, de acordo com o Sindbebidas. Segundo o superintendente da entidade, Cristiano Lamêgo, o decréscimo deve ser atribuído à nova tributação para bebidas frias, que começou a vigorar em maio deste ano. Ele lembra, ainda, que o mercado de cervejas artesanais é fortemente influenciado por fatores macroeconômicos, como o aumento do desemprego e o avanço da inflação.



Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.