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Valor Online ( Empresa ) - SP - Brasil - 11-06-2015 - 10:02 -   Notícia original Link para notícia
Dona da Zara vê lucro subir 28%


Os lucros da Inditex, dona da varejista de moda Zara, cresceram 28% no primeiro trimestre, seu aumento mais acelerado de mais de dois anos. O resultado se seguiu ao reforço na expansão de lojas e à continuidade dos ganhos com a desvalorização do euro.


O grupo espanhol informou ontem que seu lucro líquido aumentou para € 521 milhões no primeiro trimestre, uma expansão de 28% em relação ao mesmo período do ano passado. A quantia superou as previsões dos analistas, que projetavam um lucro líquido de € 505 milhões. As vendas, que somaram € 4,37 bilhões, ficaram pouco acima das estimativas, de € 4,33 bilhões.


Os números foram impulsionados pelo aumento, para 59,4%, das margem bruta, ante os 58,9% do primeiro trimestre de 2014. A desvalorização do euro também contribuiu. A Inditex fabrica mais da metade de seus produtos na Espanha e em outros países europeus.


Segundo a varejista, as vendas "mesmas lojas", que comparam pontos de venda em funcionamento há pelo menos 12 meses, cresceram em todas as regiões geográficas, num momento em que a empresa deslocou seu foco para novos mercados, como Ásia, Estados Unidos e para o comércio eletrônico. O grupo inaugurou, em média, mais de 400 lojas anuais nos últimos cinco anos, e opera em 88 países.


Os analistas disseram que a Inditex se beneficiou da recuperação econômica ocorrida em mercados europeus fundamentais, entre os quais sua base espanhola, que ainda responde por quase 20% das vendas. Após uma recessão e uma crise financeira prolongadas, a economia espanhola deverá crescer pelo menos 3,1% neste ano, e os gastos do consumidor finalmente estão em expansão.


A Zara é a joia da coroa da empresa, que também tem outras marcas de moda. A rede foi uma das pioneiras do "fast fashion" - modelo de negócio que vende roupas baratas, com informações de moda e até assinadas por grandes estilistas. Com as rivais competindo para atender as exigências dos volúveis consumidores da geração Y [os jovens de 20 a 33 anos], por meio da agilização das cadeias de suprimentos, a varejista muda os estoques de todas as suas lojas duas vezes por semana, dependendo das últimas tendências.


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