Leitura de notícia
Jornal Tudo Online ( Minas ) - MG - Brasil - 10-06-2015 - 10:22 -   Notícia original Link para notícia
Consumidor de BH bate recorde no número de dívidas em atraso

Inflação e alta nos juros explicam dificuldade da população em pagar todas as suas contas


Marcos Santos/USP Imagens

Com orçamento apertado em função do aumento no custo de vida, os consumidores da capital mineira estão acumulando dívidasCom orçamento apertado em função do aumento no custo de vida, os consumidores da capital mineira estão acumulando dívidas. De acordo com pesquisa de inadimplência da de Belo Horizonte (/BH) houve aumento de 2,28%no número de dívidas em atraso junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da entidade quando comparado maio com o mês anterior. Esse é o maior aumento para o mês de maio desde o início da série histórica em 2011. "Com a perda na renda em função da inflação, os consumidores estão com maior dificuldade de pagar suas contas ", explicou a economista da /BH, Ana Paula Bastos.


Na comparação com o mesmo mês do ano anterior (Maio/14) foi verificado um crescimento de 3,25%. Ana Paula explica que esse aumento demostra o efeito corrosivo da inflação sobre a renda das famílias que, aliada a taxas de juros elevadas e falta de planejamento financeiro, levam o consumidor a não conseguir quitar as dívidas. Grande parte da população não tem o hábito de fazer um planejamento financeiro e muitas vezes compram por impulso. Com o aumento da inflação fica mais difícil fazer esse planejamento, já que existe uma perda constante na renda e uma alta no custo de vida", afirma Ana Paula.


No mês de maio de 2015, a maioria das dívidas no SPC da /BH (25,31%), incide sobre a faixa etária acima de 50 anos, com maior concentração no intervalo de idade entre 50 e 64 anos (8,41%). Essa faixa etária corresponde às pessoas ainda responsáveis financeiramente pelas famílias e que claramente estão sentindo mais o peso do aumento do custo de vida.


No mês de maio de 2015 em comparação com o mesmo mês de 2014, o número de inadimplentes mais jovens, com idade entre 18 e 24 anos, apresentou queda de 17,21%, seguindo a tendência de queda observada desde fevereiro de 2013.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas, CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.