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Estado de Minas Online ( Especial ) - MG - Brasil - 07-06-2015 - 11:58 -   Notícia original Link para notícia
Sustentando o caixa

Linha de financiamento certa é útil para não deixar a parte financeira desandar


A despeito do desaquecimento da economia e da alta das taxas de juros, as instituições financeiras continuam a brigar na concorrência por meio da oferta de crédito naqueles segmentos que, como o ramo de alimentação, oferecem oportunidades de investimento. Acertar na modalidade que melhor servirá ao financiamento de parcela dos custos do negócio próprio exige pesquisa sobre as taxas e a própria existência de linhas de empréstimo, muitas vezes desconhecidas do pequeno empreendedor. Os bancos também têm trabalhado na manutenção de equipes de gerentes preparados para dar consultoria a esses clientes.

A dificuldade de apresentar garantias da operação creditícia, um dos mais graves obstáculos para os empreendimentos menores, também passou a ganhar mais atenção do setor financeiro. Para turbinar sua presença nesse segmento e pôr foco nas perspectivas de expansão dos pequenos negócios de franquia na área de alimentação, o Bradesco lançou no mês passado a linha de crédito Capital de giro Fampe, em parceira com o Sebrae e a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

O fundo de aval incorporado à nova modalidade vai garantir até 80% da operação, atendendo inicialmente às micro e pequenas franquias com faturamento de até R$ 3,6 milhões por ano, mas é grande a probabilidade de que seja estendido a outros negócios, informou o diretor da área de Empréstimos e Financiamentos do banco, João Carlos Gomes da Silva. "O fundo favorece a análise de crédito do empreendedor, contemplando as garantias para esse público", afirma.

Com aporte de R$ 300 milhões, a linha de empréstimo com fundo de aval vai financiar até R$ 75 mil por ano para microempresas e R$ 125 mil para empresas de pequeno porte. A atenção especial às franquias faz sentido, destaca Gomes da Silva, diante do crescimento do sistema no país. A instituição conduz mais de 320 convênios com franquias e vê potencial marcante no segmento de negócios da área de alimentação. "Trata-se de um mercado que está mais direcionado para as franquias, que vêm se especializando com qualidade de produtos e atendimento. Quando observamos os shopping centers, 57% das praças de alimentação estão ocupadas por essas opções de investimento", diz o executivo.

Microcrédito Entre as demais modalidades já oferecidas, o banco busca contemplar, inclusive, o empreendedor informal, com microcrédito para aquisição de bens e mercadorias. Todo o recurso tem de ser aplicado em atividades produtivas, com a liberação de até R$ 8 mil por operação. O crédito é dirigido a empreendedores individuais ou pessoas físicas e jurídicas que trabalham por conta própria, com faturamento de até R$ 120 mil por ano. Quem for enquadrado nessa linha terá prazo para pagar o empréstimo de no mínimo quatro a no máximo 12 meses, cumprindo carência de 15 a 59 dias.
Em meio ao cenário desfavorável ao crescimento do Brasil neste ano, Gomes da Silva afirma que o Bradesco tem investido numa forma negociada para definir o custo dos financiamentos para o cliente, considerando a estrutura do negócio, capacidade, instalações e a experiência dos sócios. Equipe de 6 mil gerentes foi preparada para dar consultoria a micro, pequenos e médios empreendimentos nessa definição das condições do empréstimo.


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