O Globo Online (RJ) ( Economia ) - RJ - Brasil | - 06-06-2015 - 11:02 - | Notícia original | Link para notícia |
Para tirar as vendas do ponto morto |
Montadoras fazem de tudo para atrair consumidor, mas especialistas recomendam cautela Valdner Papa -SÃO PAULO- Com queda de quase 30% nas vendas em maio e estoques girando em torno de 50 dias, as montadoras começam o mês com guerra de preços e mais promoções. Os descontos prometidos na compra de um carro zero chegam a R$ 5 mil, enquanto os prazos de financiamento - que não embutiriam juros - chegam a 36 meses. Na troca, a avaliação do carro usado pode chegar ao valor da tabela Fipe. FERNANDO DONASCI Oportunidade. O aposentado Paulo Sergio Gazze acaba de comprar um carro zero km, aproveitando boas taxas para financiamento A movimentação nas concessionárias contrasta com a desaceleração nas linhas de montagem. A estimativa é que mais de um terço dos trabalhadores das montadoras fiquem em casa neste mês, com a adoção de novos programas de férias coletivas, folgas, semanas reduzidas e lay-offs. Tudo para tentar baixar os estoques para os parâmetros normais, que são de 30 dias. A Renault, por exemplo, lança na próxima terça-feira, dia 9, nova campanha de vendas. O consumidor poderá dividir o pagamento entre 24 e 30 meses na compra dos modelos Sandero e Logan. - Com as ações de maio, conseguimos manter as vendas do Sandero, em um mês que o mercado caiu mais de 27% - disse o diretor de Marketing da Renault, Bruno Hohman. A montadora, que tem fábrica em São José dos Pinhais (PR), tem enfrentado a crise com ajustes no quadro de pessoal. Em fevereiro, 470 funcionários aderiram a um plano de demissões voluntárias. ESTOQUE DE 70 DIAS A Volks está com a promoção "feriado prolongado" até este domingo. Veículos da linha Gol são oferecidos com desconto de R$ 5 mil. No mês passado, a empresa deu férias coletivas de dez dias para praticamente todo o quadro de funcionários da fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, paralisando temporariamente a montagem dos modelos Gol e Saveiro. Foi numa tentativa de adequar o ritmo de fabricação à demanda do mercado. Outros 250 empregados estão em regime de lay-off na unidade do ABC. O quadro não é melhor na General Motors, que informa ter hoje 70 dias de estoques na rede de revendedores e nos pátios das fábricas. A montadora anunciou para este mês férias coletivas em todas as suas fábricas no país. Em São Caetano do Sul, também no ABC paulista, 5.500 empregados ficarão em casa de 11 a 28 de junho. Em São José dos Campos, 1.700 estarão de folga entre os dias 15 a 30 deste mês. Em Gravataí (RS), onde se produz os carros campeões de venda da marca, o Onix e o Prisma, a parada vai dos dias 15 a 28 de junho. Mas, nas concessionárias, a ordem é não falar em crise. Marcos Munhoz, vice-presidente de marketing da GM, disse que a montadora vai seguir a concorrência e também embarcar na campanha de taxa zero e financiamentos diferenciados: - O cliente não vai mais às lojas para conhecer o carro, fazer pesquisa. Agora, quando entra numa concessionária, é para comprar o carro. Por isso, ações de varejo são muito importantes. Hyundai e Fiat são outras com campanhas agressivas de venda em suas lojas. A Hyundai Caoa aposta no marketing mais regionalizado. - Uma das estratégias é comprar o usado na troca tendo como referência a tabela Fipe - disse o diretor de Marketing, Anselmo Borgheti. Já a Fiat, que tem parada programada na fábrica de Betim (MG) para semana que vem, vai continuar com a promoção parcela reduzida até fevereiro de 2016. - Com o desaquecimento do mercado, a empresa adequou sua política comercial concedendo bonificações e juros reduzidos, entre outras ações, além de fazer ajustes estratégicos na produção para adequar os níveis de estoques e o mix da demanda - disse Lélio Ramos, diretor comercial da Fiat. Na Ford, a aposta é também na chamada taxa zero nos financiamentos. Segundo Oswaldo Ramos, gerente geral de Marketing da Ford, a montadora vai reforçar a campanha, principalmente, no modelo Novo Ford Ka: - Por volta de 70% dos clientes estão comprando veículos financiados. Essa tendência foi acentuada pelo aumento de ofertas com taxa zero em 2015. Estamos tralhando com a Ford Credit, o que tem gerado um índice melhor na aprovação do crédito do que a média do mercado. A montadora parou por uma semana a unidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, em maio. Consultores afirmam que essas "benesses" têm data para acabar: quando os estoques estiverem regulados, os preços voltam à condição normal. - O custo de um estoque alto é gigantesco. O único antídoto é acelerar as vendas com promoções. Com o ajuste dos estoques, a tendência é as montadoras diminuírem a agressividade - afirmou o consultor automotivo Valdner Papa. Foi pensando nisso que o aposentado, Paulo Sergio Gazze, de 66 anos, comprou um Golf zero, na semana passada. Ele aproveitou a promoção da rede VW que oferecia taxa zero no financiamento de 24 meses. - A entrada foi de 60% do valor, e o restante está aplicado. Foi uma condição interessante, pois, terei uma reserva financeira - diz Gazze. MOMENTO É DO COMPRADOR Para Francisco Satkunas, conselheiro da SAE-Brasil, as montadoras estão mais preocupadas em atrair o consumidor, mas se esquecem de estratégias que poderiam melhorar a rentabilidade da rede, como planos de manutenção estendidos. - Agora é a hora do corpo a corpo. Há pessoas querendo comprar carros, mas a insegurança em relação à situação econômica ainda impera no mercado. Assim que se reestabelecer a confiança, o consumidor volta . Para o consultor de finanças pessoais Mauro Calil, este é o momento do comprador. Mas é importante o consumidor não deixar se levar pelo impulso. É preciso avaliar a situação financeira e se é indispensável a compra de um carro zero: - Financeiramente não é um momento interessante, há muitas incertezas no mercado. A compra só compensará se realmente o cliente precisar. Segundo Calil, se o consumidor comprar um carro popular de R$ 30 mil, os gastos mensais serão de R$ 800: - Além de observar se a parcela cabe no bolso, é preciso considerar despesas de manutenção. É um custo substancial. Nenhuma palavra chave encontrada. |
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