Leitura de notícia
Valor Online ( Empresa ) - SP - Brasil - 05-06-2015 - 09:45 -   Notícia original Link para notícia
GPA reabre um Extra a cada dois dias

Houve reduções na área de exposição de eletrônicos e aumento no espaço para alimentos, diz Laurent Cadillat, diretor do Extra



Corredores com até cinco metros de largura, gôndolas mais baixas, que facilitam a visão da loja, paredões de ofertas apenas com produtos em promoção. As novas lojas da rede de hipermercados Extra, do Grupo Pão de Açúcar, que começaram a ser inauguradas nos últimos dias, surgem após o antigo modelo, considerado ultrapassado por analistas, ter sido revisto em detalhes. A unidade do bairro da Vila Mariana, em São Paulo, visitada na quarta-feira, é um dos 24 pontos da bandeira Extra (22 hipermercados e dois supermercados) que fazem parte do lote inicial de pontos reformados.


É a primeira vez que o GPA moderniza hipermercados e supermercados ao mesmo tempo. O grau de mudanças pode variar dependendo da necessidade de cada ponto. As 24 lojas ficaram em obras por até três meses e foram sendo inauguradas nos últimos 45 dias - uma reabertura a cada dois dias, em média. Há casos de remodelações mais leves e ocorrerão reformas em vários ciclos. A próxima fase deve ocorrer em um ou dois meses, período no qual será possível analisar os resultados dos pontos reformados.


A empresa não informa o valor investido nas 24 lojas e também não menciona prazos para a reabertura de toda a rede Extra com o novo modelo. O diretor executivo do Extra, Laurent Cadillat, diz que nos R$ 100 milhões já anunciados para o projeto de recuperação do formato estão recursos para a reforma das 344 unidades da bandeira Extra. São 137 hipermercados e 207 supermercados passíveis de mudanças, disse Cadillat.


Mantendo o ritmo atual, seriam necessários até dois anos para colocar todos os pontos dentro do mesmo conceito.


A decisão de rever o modelo de hipermercado surge como tentativa de buscar um novo caminho para este formato de loja, que enfrenta perda de vigor em vários países. O Extra, especificamente, não conseguiu crescer no ano passado - vendeu os mesmos R$ 12,9 bilhões de 2013 (37% das vendas do braço alimentar do GPA no ano passado). De outubro a dezembro, encolheu 2,6%. De janeiro a março, a queda foi de 0,8%.


Analistas observam que o Extra estava com lojas antigas e modelo defasado, e que teria sentido a recuperação de resultados do Carrefour, que desde o ano passado amplia investimentos no Brasil.


Entre as iniciativas implementadas na nova loja de hipermercado está a divisão das áreas. Os espaços destinados para itens alimentícios aumentaram cerca de 20% e aquele separado para venda de eletroeletrônicos e eletrodomésticos encolheu em pouco mais de 20%. A área que restou foi usada para ampliar os corredores de circulação e também o espaço para perecíveis - segmento que atrai tráfego neste formato. "Reduzimos exposição de linha branca [eletrodomésticos] e linha marrom [eletroeletrônicos] e trouxemos o conceito da Via Varejo da 'store-in-store' de telefones celulares", diz Cadillat.


Algumas iniciativas do supermercado Pão de Açúcar na área de padaria e açougue foram "copiadas", como o balcão para venda de pão francês e baguetes, e treinamentos para melhorias no atendimento. O açougue também foi remodelado. A respeito do risco de canibalização do Extra com o Pão de Açúcar (há lojas a serem reinauguradas próximas do supermercado) Cadillat nega o risco. "São formatos com públicos diferentes".


O Carrefour também comanda hoje um plano de revitalização de seus hipermercados. Na quarta-feira, o Carrefour informou que prevê encerrar 2016 com 60 lojas no modelo chamado "nova geração", de um total de 102 hipermercados. No segundo trimestre deste ano, a rede lançará 13 lojas com o novo conceito, totalizando 38 unidades transformadas.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.