Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Gerais ) - MG - Brasil - 31-05-2015 - 13:09 -   Notícia original Link para notícia
Animação venceu na praça

Muita música e animação deram o tom da abertura da temporada junina na capital mineira ontem com o desfile de carroças, organizado pela União Junina Mineira. Conforme estimativa do grupo, cerca de 1 mil pessoas participaram do evento e coloriram a Praça da Estação à espera do resultado da competição que elegeria a carroça vencedora. Como já é tradição, cada carroça representa uma equipe completa de quadrilha, com direito ao casal de noivos, padre, damas de honra e demais casais que compõem o ritual.

O evento começou às 8h30, com a decoração das carroças pelos integrantes das equipes, que, a partir do meio-dia, saíram em comboio pelo Centro até a Praça da Estação, onde aguardaram o resultado. Foram inscritas 19 carroças, cada uma com 50 integrantes, em média. Os quesitos avaliados foram criatividade, decoração e animação. "O cortejo ocorre há mais de 20 anos, mas sob a organização da União Junina é o 11º. E sempre é realizado próximo ao 1º de junho, que é o Dia Municipal do Quadrilheiro", explica o presidente da União, Jadison Silva Nantes. O encontro abre oficialmente o Arraial de Belô e dá o tom para as festas independentes que animam a cidade durante todo o mês de junho. No primeiro fim de semana de julho, as quadrilhas do grupo de acesso fazem a festa na Via 240 e, no fim de semana seguinte, o grupo especial encerra a programação.

EMOÇÃO "Danço há 10 anos e há cinco sou a noiva. Quadrilha pra mim é emoção. Não danço com os pés, danço com o coração", afirma a recepcionista Bárbara Ângelo Saldanha, de 26 anos, noiva da equipe Pé Rachado. Ela forma par com o estudante Wellington Júnior, de 24, um grande amigo, como ela define. "Quando vestimos as roupas é como se fôssemos noivos, mas somos somente amigos. Essa noiva aqui já é comprometida", afirma Wellington, reforçando a importância de manter e valorizar a cultura das festas juninas. "É muito bom fazer parte dessa cultura, que é parte do estado de Minas Gerais", acrescenta.

Integrantes da equipe São Gererê, a servente Kellen Martins, de 23, e a estudante Dimara Rúbia, de 17, participam em família. "Meu filho de 4 anos, meu marido, os três irmãos, a cunhada e o sobrinho, todos dançam. É muito bom", afirma Kellen. Dimara, que frequenta o evento há dois anos, também com a família, garante que o São Gererê já faz parte da sua vida. A São Gererê ficou com a terceira colocação, seguida da Pé Rachado. Mas a grande festa de campeã ficou por conta da Arraial dos Sem Nome, que comemorou com muita vibração. "Este é o meu primeiro ano. Gosto muito e tive a oportunidade de dançar...", conta, emocionada, a dona de casa Fernanda Aparecida Alves Martins, de 26, ao lado do filho, Matheus, de 8.



 



Cores e alegria deram mostras de que se pode esperar muita diversão


Bárbara Saldanha e Wellington Júnior são noivos da equipe Pé Rachado, segunda colocada na competição


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.