Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Economia ) - MG - Brasil - 31-05-2015 - 13:04 -   Notícia original Link para notícia
A nata da nata é de alto impacto


A Beleza Natural, de Zica Assis, cresce à média de 30% ao ano desde sua fundação e a transformou numa das 10 mulheres de negócios mais poderosas do paísGustavo Tavares, da Denox, aposta na inovação e na penetração cada vez maior da internet das coisas para manter sua empresa no patamar do alto impacto



 


Ex-empregada doméstica, Zica Assis desenvolveu uma fórmula para o tratamento de cabelos crespos e ondulados. Foram 10 anos dedicados ao produto que a transformou numa das maiores empresárias do Brasil. Eleita pela revista Forbes uma das 10 mulheres de negócios mais poderosas do país, ela comanda o Instituto Beleza Natural, uma rede de salões com 33 unidades e 4 mil funcionários. A empresa apresenta crescimento médio de 30% ao ano e a meta é chegar a 2018 com 120 estabelecimentos em funcionamento.

O instituto é o que os especialistas chamam de empresa de alto impacto - aquelas que crescem pelo menos 20% por três anos seguidos e com, no mínimo, 10 assalariados. Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com a Endeavor, organização global de fomento ao empreendedorismo, apurou que esse universo é de 35,2 mil firmas no país. A meta da Endeavor é elevar a estatística para 100 mil até 2030.

A entidade está selecionando empreendedores que serão apoiados, de junho a setembro, por meio do projeto Promessas. Na prática, o programa seleciona e apoia empreendedores com grande potencial de crescimento, mas que ainda estão no estágio de validar o modelo de negócios para ganhar escala e, quem sabe, alcançar o mesmo sucesso de Zica.

"O objetivo é ajudar esses empreendedores a tornar seus negócios mais competitivos, com maior poder de atuação de mercado e capazes de inspirar novas gerações de empreendedores em todo o país. Para isso, conectamos os empreendedores com mentores da sua rede formada pelas mentes mais brilhantes em negócios do Brasil", destaca Ênio Borges, coordenador do escritório da Endeavor em Minas.

Zica explica como os conselhos desses mentores melhoraram a performance de sua empresa: "Cada profissional do Instituto Beleza Natural ficava por conta de um cliente em todas as etapas do processo. Agora, cada colaborador fica por conta de um processo. O tempo médio de atendimento caiu de duas horas e meia para uma hora e 20 minutos".

Tempo é mais que dinheiro para uma rede que tem cerca de 130 mil clientes em Minas e em mais quatro estados. O sucesso dela começou com o produto batizado de super-relaxante, fórmula que tira o volume dos fios sem alisá-los e define os cachos. A rede, além dos salões, também tem uma fábrica no Rio de Janeiro, onde são produzidos 50 itens diferentes para cuidados domésticos de cabelos cacheados.

Os especialistas da Endeavor querem multiplicar o empreendedorismo como o de Zica por meio do Promessas, que é baseado em três pilares. "O principal é o apoio aos empreendedores para enfrentar dificuldades do dia a dia. Com isso, alimentamos os outros dois: educação empreendedora e pesquisa/mobilização. Com o apoio, produzimos conteúdo (cursos, artigos, e-books etc.) para nosso portal, impactando, assim, milhões de pessoas. O pilar pesquisa/mobilização usa os dados para influenciar o poder público em ações favoráveis ao setor", disse Ênio.

Outro empreendedor apoiado pela Endeavor é Gustavo Travassos, dono da Denox, a primeira empresa no Brasil a oferecer solução no campo chamado de internet das coisas. Trata-se da comunicação entre máquinas. "Dentro de casa, a internet das coisas trará mais conforto, automação e segurança para os moradores. Será possível, por exemplo, que sua casa já saiba que você está se aproximando, por causa da movimentação do seu carro, e se prepare para sua chegada, regulando a temperatura e acendendo as luzes, entre outras coisas", explica Gustavo, acrescentando que as tarefas diárias serão mais simples. Ele cita outro exemplo: "O despertador avisará à cafeteira que está na hora de preparar o café um pouco antes de a pessoa acordar".

Essa é a terceira geração da internet, esclarece Gustavo. A primeira trouxe a comunicação entre pessoas. A segunda, entre pessoas e processos. A atual representa mais uma revolução tecnológica, com pessoas, processos e objetos em rede. Uma pesquisa da PewResearch com base na opinião de 1,6 mil especialistas concluiu que a internet das coisas fará parte do cotidiano das famílias até 2025.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.