Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 31-05-2015 - 13:10 -   Notícia original Link para notícia
Material esportivo diferenciado

Com tino comercial no sangue, empreendedora se especializou na criação e personalização de uniformes de futebol e hoje tem contrato com grandes times, inclusive no exterior


Publicação: 31/05/2015 04:00



Rosaura Zica da Costa é referência em um mercado dominado em sua maioria por homens
Do galpão de fundo de quintal em Dores do Indaiá, no Centro-Oeste de Minas, para a América. Assim se resume a história, até aqui, da Kickball, empresa especializada na criação e personalização de material esportivo dirigida pela empresária Rosaura Zica da Costa. Aos 59 anos, ela é atualmente referência num mercado dominado, predominantemente, pelos homens.

Formada em psicologia, pedagogia e ciências contábeis, Rosaura nunca exerceu nenhuma das profissões. Sempre gostou do comércio, especificamente da área de facção. Tanto que, quando o irmão, Ronaldo Zica da Costa, hoje prefeito de Dores do Indaiá, inventou de montar a pequena estamparia no terreno do pai, em 1989, ela trabalhava numa facção em Belo Horizonte. "Foi quando resolvi largar tudo para ajudá-lo. Começamos fazendo camisas promocionais para locadoras de vídeos, com estampas de filmes. Depois, trabalhamos em campanhas políticas, e a coisa foi crescendo. Na época, investimos cerca de R$ 2 mil para começar", recorda.

O negócio passou a exigir investimento em equipamentos mais modernos e tecnologia. Como era bastante conhecida entre os modistas, passou a trabalhar para o Grupo Mineiro da Moda, além de clientes de São Paulo e Goiás, desenvolvendo serviço de estamparia e facção. A Kickball nasceu de uma aventura do irmão Ronaldo, em 2000. "Ele era muito curioso e quis saber como fazia uma camisa de futebol. Pesquisou sobre tecnologia de tecido e disse: 'Vamos fazer'. Então começamos."

A história do pai, Ronaldo de Alcântara Costa, também estimulou os irmãos a se aventurar pelo nicho do futebol. "Meu pai foi um grande craque do Cruzeiro, na década de 1940", conta Rosaura. Depois da resolução de Ronaldo, a empresária pôs o pé na estrada em busca dos primeiros clientes. Seu cartão de visitas, como faz questão de destacar, é o Mamoré, de Patos de Minas. "Foi o meu primeiro parceiro. Apresentei o nosso trabalho e eles fecharam negócio sem titubear. A nossa parceria já dura 15 anos!"

Atualmente, a Kickball é parceira de 23 clubes no país. "Só não fizemos ainda Atlético e Cruzeiro. Com o América ficamos cinco anos e voltamos para a Primeira Divisão no ano passado", acrescenta.

BONS FRUTOS Recentemente, a empresária fechou contrato de fornecimento de material esportivo para o Boston City, franquia que se prepara para disputar a Major League Soccer (MSL), principal campeonato de futebol dos Estados Unidos e Canadá, ano que vem. Também é a nova fornecedora de uniformes dos times das Liga de Escolas do Minas Tênis Clube.

A empresa tem hoje três sedes próprias. Além da fábrica, uma loja em Dores do Indaiá comercializa produtos próprios, como bolsas, bolas, caneleiras e meiões, e um showroom, no Barroca, em Belo Horizonte. Assim, a Kickball tornou-se uma forte concorrente nesse mercado.

Indagada sobre o segredo do sucesso da marca, Rosaura é enfática. "Sou meio galinha choca e perfeccionista, domino, fiscalizo e executo tudo. A empresa é familiar e quero que continue assim. Só terceirizo o serviço de entrega por transportadora. Meu tecido é exclusivo, tem toda a qualidade de um Nike, por exemplo. Meu fornecedor é o mesmo da Adidas e desenvolve tudo o que nós precisamos. Além disso, somos uma empresa idônea, dentro de um mercado tão prostituído. Acho que o segredo é esse."


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.