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Valor Online ( Empresa ) - SP - Brasil - 29-05-2015 - 10:00 -   Notícia original Link para notícia
Gato também toma sorvete bom para cachorro


Wagner Baptista (esq.) e seu sócio: "Encontramos um nicho no mercado"



Estudo do Euromonitor Passport confirma a tendência cada vez mais forte de "humanização" dos pets, ou seja, o desejo dos donos de satisfazer seus animais de estimação. Na esteira do novo comportamento, as vendas globais de petiscos para cães e gatos cresceram 39% nos últimos cinco anos. No Brasil não foi diferente.


Dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) revelam que a alimentação responde por 67% do faturamento do setor, que em 2014 foi de R$ 16,7 bilhões. A produção nacional foi de 2,4 mil toneladas, 2% desse volume apenas na área de snacks, liderados por biscoitos e sorvetes. "Uma expansão bastante significativa, já que em 2013, esse tipo de produto respondia por 0,3% do volume total de alimentos", diz José Edson Galvão de França, presidente executivo da Abinpet.


De olho em um mercado de potenciais consumidores de 58 milhões de cães e gatos espalhados pelo país, os sócios Wagner Batista e Fábio Alle deixaram o emprego em uma empresa de engenharia para fabricar sorvetes para cachorro. "Estudamos bem as oportunidades e enxergamos um nicho dentro do mercado pet, que cresce ano a ano no país", afirma Batista. A Unifood nasceu em 2013, em São Paulo, com investimento de R$ 600 mil na aquisição de maquinário e contratação de pessoal. Mesmo com baixa concorrência, os sócios queriam fabricar um sorvete diferente, bem parecido com a textura, aparência e atratividade dos produzidos para consumo humano.



As receitas foram desenvolvidas com a consultoria de nutricionistas e veterinários. O resultado foi um produto natural, preparado à base de extrato de soja, rico em proteínas, sem adição de açúcar, gordura trans e com 0% de lactose. O lançamento foi em junho de 2014, nos sabores picanha, galeto, morango, manga e menta. A produção é de 20 mil potes mensais, distribuídos em 150 pontos de venda, em embalagens de 180 ml a um custo de R$ 9 a unidade. A proposta é chegar a 400 pontos de venda no Brasil até dezembro e a 60 mil potes vendidos por mês no próximo Verão, somando um faturamento anual de R$ 2 milhões e distribuição nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, além de exportação para o Mercosul. A Unifood fornece os freezers em comodato e todo o material de divulgação para o varejo.


Foi para diminuir o custo e facilitar a distribuição do produto que o empresário Paulo Silva, dono do Grupo APF, pioneiro no mercado brasileiro na oferta de sorvetes para pets, decidiu comercializar a receita líquida e não mais congelada. O sorvete de massa Ice Pet foi lançado há cerca de quatro anos e chegou a ter 270 freezers distribuídos nos pet shops. Em 2013, porém, o empresário percebeu que para crescer era preciso mudar. "Os distribuidores de pet shops não tinham conhecimento e know-how para congelados, o que comprometia nossa expansão e aumentava os índices de desperdício", diz.


A saída foi mudar a composição do sorvete, que agora é comercializado em uma fórmula líquida, armazenado na mesma condição no ponto de venda e congelado pelo próprio consumidor na hora do consumo. Além dos tradicionais sabores de creme, morango, banana e carne, há, também, versões com gostinho de iogurte, maçã, manga, melancia, goiaba, bacon e salmão. A formulação é livre de gordura hidrogenada, açúcar e lactose, podendo ser consumida por cães e gatos. "Com a mudança, conseguimos atingir 5 mil pontos de venda e alcançar um faturamento anual de R$ 350 mil", diz o empresário.


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