Leitura de notícia
Valor Online ( Empresa ) - SP - Brasil - 29-05-2015 - 09:58 -   Notícia original Link para notícia
Donos dedicados são alvo dos planos de saúde


O designer gráfico André Senra, que tem os seus dois cães atendidos pelo plano PetPlan: "Dá mais segurança"


A preocupação com a saúde dos pets está colaborando para a expansão do segmento de planos de saúde, seguros e serviços assistenciais. "Quem já teve necessidade de maior apoio veterinário já pensou em algo similar", atesta o designer gráfico André Senra, dono de duas Schnauzer miniatura. Quando uma delas, Luna, começou a ter problemas de pele, a clínica onde era tratada, credenciada pelo então recém-lançado PetPlan, sugeriu a inclusão dos animais no plano. "Dá mais segurança", resume André.


A marca mundial PetPlan chegou ao Brasil em 2010. Depois de investir em pesquisas, tropicalização, aprovação perante a Superintendência de Seguros Privados (Susep) e criação de rede referenciada, iniciou as vendas de planos em 2013 e hoje conta com cerca de 400 profissionais, clínicas e laboratórios para atendimento dos pets. Por enquanto, atende apenas cães, com cobertura concentrada em torno da capital, mas já avança para o interior paulista, chegou a Campinas e deve alcançar o litoral do Estado e o Rio de Janeiro no segundo semestre, quando lança também plano para gatos.


Os produtos custam a partir de R$ 69 mensais e chegam a oferecer serviços em domicílio, exames de alta complexidade, acupuntura, fisioterapia e auxílio funeral. Os animais recebem um microchip subcutâneo para identificação e agilização no atendimento.


"A meta é triplicar de tamanho este ano", diz o CEO Marcello Falco, cuja estratégia de expansão passa por parcerias ou aquisição de planos menores para acelerar a cobertura nacional. Um exemplo deste perfil é a Mister Saúde Animal, criada há doze anos com inspiração no mercado de seguros. "Tivemos de nos tornar operadora de plano de saúde", diz Paulo Marcondes, responsável pela área de comunicação. O formato, segundo ele, dribla as limitações dos seguros em relação a exames e consultas e permite custos a partir de R$ 35 mensais.


A comercialização é restrita a São Paulo, onde conta com cinco clínicas, mas a marca oferece cobertura nacional pelo sistema de reembolso. Criar e manter a rede é uma das chaves do segmento, diz o presidente da Brasil Assistência, Almir Fernandes, empresa prestadora de serviços de assistência do grupo Mapfre cujo portfólio inclui a formatação de produtos para pessoas, residências e veículos.


Segundo ele, em 2012 a empresa desenvolveu plano de assistência para pet visando sua distribuição por canais de seguradoras, pet centers e varejo online, entre outros. O produto é modular, atendendo de emergências a alguns procedimentos preventivos, como consultas anuais e check up, e pode ser mais acessível que planos ou seguros, com possibilidade de acoplagem a outros produtos oferecidos por cartões de crédito, bancos ou seguradoras.


Um caso de sucesso foi a formatação de produtos para marcas do grupo B2W, como Pet Saúde (Americanas) e For Pets (Submarino). Hoje a Brasil Assistência responde por cinco produtos de distribuidores diferentes, como BB e Mapfre, que oferece o produto Domiciliar mais Pet. No ano passado, o crescimento chegou a 8% e a meta para 2015 é de 15%. "O produto está mais maduro", diz Fernandes.


A Porto Seguro também reforçou sua atuação no segmento com a aquisição de 51% da Health for Pet, nascida em 2014 com planos a partir de R$ 54 mensais e 1,2 mil vidas na carteira - o produto é oferecido na Grande São Paulo, onde conta com mais de 200 clínicas, hospitais e veterinários, e na Baixada Santista, devendo chegar ao Rio de Janeiro e a mais duas capitais este ano, diz Roberto Santos, diretor geral da Porto Seguro.


"A inclusão de serviços para pet no portfólio ocorreu há um tempo, mas sentíamos necessidade de oferecer cuidados mais específicos", justifica Roberto Santos. A carteira de seguros da empresa inclui serviços como o Seguro Residencial com cobertura Pet Residência, para consultas e descontos em hospedagem e exames, entre outros. O Porto Seguro Auto também possui em seus planos cuidados para o pet. Outro segmento é o seguro de pequenas e médias empresas para pet shops e clínicas veterinárias, com coberturas que contemplam até responsabilidade civil relacionada a despesas em decorrência de danos causados a animais.


A própria diretora executiva da Porto Seguro, Sonia Rica, aderiu ao produto para seu cãozinho West Terrier Romeu depois que o animal teve de ser levado às pressas ao veterinário por conta de uma picada de abelha.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.