Leitura de notícia
Portal Sinfisco - Belo Horizonte (MG) ( Notícias ) - MG - Brasil - 21-05-2015 - 10:37 -   Notícia original Link para notícia
Dia da Liberdade de Impostos e o comportamento do cidadão

Nesta quinta-feira (21) centenas de comerciantes de Belo Horizonte aderiram ao Dia da Liberdade de Impostos e reduziram os preços de seus produtos, retirando o valor referente aos tributos.  
O movimento contou com a adesão de comerciantes de mais de 12 estados brasileiros e com apoio de entidades de classe que representam os setores do comércio e serviços.
Com a vantagem de poder adquirir produtos mais baratos, o cidadão belo horizontino levantou cedo para garantir o seu lugar nas filas de postos de gasolina, lojas de roupa, brinquedos, papelarias, supermercados etc.
 O movimento ainda criou a Casa do Imposto, para simular o valor pago por uma pessoa para montar sua casa sem pagar os impostos sobre móveis e eletrodomésticos.

Liberdade de Impostos e os problemas estão resolvidos?

Os impostos têm papel fundamental no desenvolvimento econômico e social de uma nação, estado ou cidade. Pensando nisso, é importante refletirmos na ideia de uma sociedade livre de impostos...

Tornam-se insustentáveis as políticas sociais de valorização da cultura e benefício à população com rendimentos extremamente baixos;  O controle estratégico de consumo dos produtos perde força para a competição desleal entre marcas multinacionais e nacionais;  Programas de desenvolvimento da educação, saúde e segurança tornam-se obrigações de organizações particulares, mediante o pagamento de mensalidades e legislação própria - visando interesses de minorias;Não resolvemos o problema da corrupção, desvio de verbas, ou mesmo o "jeitinho brasileiro" na administração do Estado.
Sobre o último tópico, é importante pesar a realidade da Dívida Pública em nosso país, que consome cerca de 44% dos impostos arrecadados. Assim, cabe bem pensarmos em um Dia da Liberdade da Má Gestão de Recursos Públicos, Da Corrupção e Da Sonegação. 

Pelo filtro da responsabilidade social, quando o cidadão sonega impostos empobrece o seu papel na sociedade, pois age apenas em seu benefício, deixando de contribuir e abrindo mão de exigir bons serviços. Todos saem perdendo. 
Responsabilidade Tributária e o real problema a ser enfrentado
O problema não está em pagar impostos, mas no retorno que a sociedade espera como consequência. O Brasil já foi considerado o país com o pior desempenho em relação ao retorno de serviços públicos, segundo estudo que analisou os 30 países com maior carga tributária.   O resultado é o descontentamento da população. "Pago impostos altos e não fazem nada. Para onde vai o meu dinheiro?", e a responsabilidade tributária do cidadão torna-se o problema. 
Para que sejam oferecidos mais e melhores serviços públicos, é preciso conscientizar agentes políticos, servidores e cidadãos da necessidade de aplicação transparente e responsável dos tributos arrecadados, em prol e para o bem estar da sociedade.
Talvez a nossa real necessidade seja o Dia da Responsabilidade Tributária, quando cidadãos, empresas e governos afirmarão e trabalharão em busca do avanço de nosso sistema tributário.
 


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.