Leitura de notícia
O Tempo ( Cidades ) - MG - Brasil - 22-05-2015 - 10:32 -   Notícia original Link para notícia
Mercado imobiliário poderá se opor ao novo plano diretor, diz prefeito

Marcio Lacerda (PSB) fez a declaração nesta sexta-feira (22) durante o 2º Fórum Nacional de Mobilidade Urbana, realizado no auditório da , em BH



Prefeito de BH, Marcio Lacerda, e o presidente do Lide, João Dória, durante o fórum


O novo plano diretor, que deverá ser apresentado à Câmara Municipal nas próximas semanas, deverá ter como "adversário" o mercado imobiliário, conforme declaração do prefeito Marcio Lacerda (PSB), nesta sexta-feira (22), durante o 2º Fórum Nacional de Mobilidade Urbana, realizado no auditório da Câmara dos Dirigentes Logistas () de Belo Horizonte.


"Vamos ter adversários no plano imobiliário. Não somos contrários à construção de edifícios, à verticalização. Mas ela precisa ser planejada, é preciso adensar, aproximar as pessoas dos meios de transporte de qualidade", alegou o prefeito ao anunciar que o plano deverá ser enviado aos vereadores em breve. O plano diretor é basicamente um planejamento que orienta a política de desenvolvimento e ordenamento da expansão dos municípios.


De acordo com Lacerda, esse é o eixo do planejamento da mobilidade urbana para a capital mineira. "Além disso, o objetivo é criar outras centralidades no sentido de serviços, de comércio, de trabalho. Para que as pessoas não tenham que se deslocar tanto em seu dia a dia", disse. Apesar disso, o político não entrou em detalhes sobre o que está previsto no plano diretor.


O prefeito ainda afirmou que a mobilidade urbana tem sido tema recorrente não apenas em BH, mas em todo o Brasil. "O incentivo à compra de automóveis fez com que a frota dobrasse em 10 anos. Mas não houve um corresponde apoio e planejamento para o transporte público de qualidade. Aqui nós temos conseguido avanços, apesar de todas as dificuldade. O Move transporta quase 500 mil pessoas por dia em condições de melhor conforto. O metropolitano está com um pouco de dificuldade, mas leva 200 mil pessoas por dia", argumentou.


Questionado sobre a apuração das responsabilidade na queda do viaduto batalha dos Guararapes, que matou duas pessoas e feriu várias outras na avenida Pedro I, em julho do ano passado, Lacerda afirmou estar tranquilo. "Confio na boa fé e inocência dos funcionários da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). É preciso aguardar. Não tivemos acesso até agora e todas as peças do inquérito, que tem mais de mil páginas", defendeu.


Move da Amazonas, Metrô e Estação São José


Durante o evento, Lacerda e o presidente da Empresa de Trânsito e Transportes de Belo Horizonte (BHTrans), Ramon Victor César, também trataram sobre as reforma da Estação São José, na avenida Tancredo Neves, da expansão do Move da avenida Amazonas e do Metrô da capital mineira.


Conforme César, a Estação São José é o próximo projeto a ser priorizado da BHTrans. "Será uma estação de integração que o projeto executivo já está pronto. Precisamos agora de garantir recursos, sendo que o governo federal se compromissou com uma parcela expressiva", afirmou o presidente.


Já sobre o move da Amazonas, o presidente da empresa afirmou que atualmente o processo já está em fase de elaboração do projeto propriamente dito, a partir do qual será produzido o projeto executivo (com as características técnicas detalhadas).


De acordo com a BHTrans, em outubro de 2014, o Ministério das Cidades publicou uma Carta Consulta sobre o novo trecho de expansão do MOVE. Os próximos passos, após a liberação dos recursos pelo governo federal, serão o processo de licitação para a contratação e a execução do projeto.


Ouça a entrevista com o presidente da BHTrans:


César ainda garantiu que as obras da nova rodoviária da capital deverão ser iniciadas em agosto deste ano. Marcio Lacerda também tratou sobre a tão esperada expansão do metrô de BH. "O governo do Estado está revisando o projeto. Precisamos acertar a questão do financiamento, mas não desistimos desse projeto", finalizou o prefeito.


Palavras Chave Encontradas: CDL
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.