Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 16-05-2015 - 13:20 -   Notícia original Link para notícia
Nova montadora mira Sete Lagoas

Sete Lagoas, na região Central do Estado, deve atrair grandes investimentos nos próximos anos. E o maior deles pode ser anunciado já no começo de junho. Trata-se da instalação de uma fábrica da Amsia Motors, montadora multinacional chinesa, apoiada por árabes. A prefeitura confirmou o aporte, mas não forneceu detalhes sobre o empreendimento. Porém, especula-se que o grupo de megainvestidores irá aplicar algumas dezenas de milhões de dólares no projeto.

A Amsia Motors é especializada em veículos movidos à energia limpa (carros elétricos e híbridos) e possui unidades também na França e na Itália. "Por motivos contratuais, ainda precisamos manter a confidencialidade sobre o projeto. Mas adianto que, além da montadora, teremos outros negócios, que envolvem a fabricação de motores e tratores, além de vários produtos do setor eletroeletrônico", afirmou, na sexta-feira, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Agropecuária e Turismo, Saulo Queiroz.

Ainda conforme ele, além de árabes e chineses, o grupo de investidores conta também com empresários indianos. "Está agendada a vinda de representantes do grupo (que incluiria um sheik árabe) no início de junho a Sete Lagoas, para assinatura do protocolo de intenções. Além do Executivo local, os governos estadual e federal também participarão do projeto", destacou.


Comitiva - Em março deste ano, executivos da Amsia Motors estiveram em Belo Horizonte para uma rodada de negociações. Na ocasião, importantes interlocutores dos governos estadual e federal, como o ex-ministro e empresário Walfrido dos Mares Guia e o representante da Casa Civil do Palácio do Planalto, Joédis Marques Ferreira, participaram da reunião na Capital.

Segundo o secretário, a comitiva de empresários veio conhecer possíveis locais onde poderia ser erguida a planta. "Nós apresentamos estudos e imagens aéreas das principais áreas com possibilidade de abrigar a unidade industrial", disse Queiroz.

A montadora está presente em 18 países do Oriente Médio e do Norte da África e sua planta pode gerar 4 mil empregos diretos e indiretos na região de Sete Lagoas. No primeiro momento, a Amsia Motors deve importar os veículos já prontos para o país. Em seguida, começará uma linha de produção na cidade mineira. Segundo informações já divulgadas pela prefeitura do município, a planta pretende atender os mercados interno e externo.

"Nossa infraestrutura, a proximidade com Belo Horizonte e com o aeroporto de Confins são fatores positivos que favorecem o propósito do empreendimento e de vários outros que estão chegando na cidade", reforçou o secretário.

Além disso, será implantado na cidade um segundo distrito industrial (DI). Esse projeto é uma parceria com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig). A área total do empreendimento é de aproximadamente 266 mil metros quadrados, distribuídos em cinco quadras com 76 lotes. "O DI fica entre os terrenos da Iveco e da Ambev, também às margens da rodovia MG-238. Esse empreendimento irá contribuir de forma estratégica para o desenvolvimento do parque industrial do município", completou Queiroz.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.