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Estado de Minas Online ( Feminino e Masculino ) - MG - Brasil - 10-05-2015 - 12:59 -   Notícia original Link para notícia
Riqueza criativa

Depois de o sucesso das suas feiras de negócios provar que o realismo fashion é o melhor remédio para contornar os momentos de crise, a moda mineira começa a indicar que esse mesmo princípio pode ajudar na conquista do mercado internacional. Um passo decisivo nesta direção foi dado em Milão, na Itália, onde, em abril, teve inicio a exposição de moda & design Sou do Mundo, Sou Minas Gerais, montada no espaço Brazil (na Università Statale) em paralelo ao Salão do Móvel, cuja trajetória prossegue até o dia 24 deste mês mergulhada no alto poder gravitacional da Exposição Mundial de Milão - aberta na semana passada. O objetivo é aproveitar a atmosfera de difusão & negócios que a cidade irradia para o mundo inteiro exatamente naquilo que Minas sempre fez bem - criação, inovação e design.


 


RIQUEZA

A experiência do ano passado (quando a expô Camisa 10 teve quase 100 mil visitas), animou a realização de nova exposição neste ano - segundo explica  Michel Aburachid, presidente do Sindivest-MG, entidade que organizou a mostra. E os resultados foram melhores do que o esperado: além do interesse pela exposição, também as palestras e seminários tiveram presença de investidores, empresários e artistas. Dessa forma, diz ele, "o objetivo de dar visibilidade ao design brasileiro e, especialmente, à criação mineira foi alcançado - ao mesmo tempo em que o potencial de novos negócios foi multiplicado".
Coordenadora do evento, Marta Machado ressalta que a mostra reúne peças criadas por estilistas e designers a partir de estampas retratando as riquezas do país - abrindo uma vitrine mundial nossa produção criativa. Ali, a arte multicultural e inovadora aqui produzida se apresenta sob o tema "Riquezas do Brasil', revelando em traços & cores a força das águas, do minério e da natureza como elementos de beleza, riqueza, arte e desenvolvimento.



NEGÓCIOS

As palestras e debates, realizados na abertura da exposição fomentaram o relacionamento entre empresas e profissionais dos segmentos de arquitetura, arte, decoração e design. Segundo Marta Machado,  o assunto atraiu a presença de muitos investidores e empresários interessados em conhecer as possibilidades do mercado brasileiro. Observa que, nesse aspecto,  os contatos em Milão são de grande importância para a abertura de novas oportunidades para os segmentos de moda & design e representam, ainda, uma aproximação direta com um dos mais importantes centros do design mundial nas duas áreas. E mais: fortalece o potencial do design e a criatividade made in Brazil, consolidando-os como referência global para o setor.


 


REPERCUSSÃO

A boa visibilidade que a iniciativa propiciou à criatividade mineira pode ser medida pela procura gerada entre marcas e artistas de peso. Entre eles, a coordenadora cita a visita da equipe da Armani Home, enquanto artistas de renome, como o designer Philippe Starck, deixaram lá seu registro.Segundo seus promotores, a mostra foi bem prestigiada pela midia local - caso da Vogue  Itália,  que revelou interesse em fazer matéria sobre o fenômeno da moda mineira na cena brasileira. A publicação de negócios Il Sole 24 Ore dedicou sua pauta ao assunto, destacando a riqueza criativa das obras, enquanto  o diário de moda & negócios MFF (Milão for Fashion) lembrou que Minas tem 13,5% do parque têxtil brasileiro e gera milhares de empregos no setor. Em entrevista àquele diário, o vice-presidente da Fiemg e ex-presidente da Abit, Aguinaldo Diniz, lembrou o diferencial de Minas com sua famosa moda-festa e ressaltou a exposição como "uma ligação entre a moda italiana e o nosso saber-fazer refinado de moda".  O mesmo enfoque foi abordado pelo presidente da Fiemg, Olavo Machado, na abertura do seminário de negócios, exemplificando com o bom desempenho da Minas Trend.
A exposição Sou do Mundo, Sou Minas Gerais é resultado de um esforço de entidades de fomento (Fiemg e Sebrae, Fundação Dom Cabral, PBH) e empresas (Cedro Têxtil e Tecelagem Santa Constancia), sob coordenação do Sindivest-MG e organização do TS Studio.

PLURAlISMO

Traduzidos em roupas, mobiliário e instalações, os temas da expô são uma tradução do Brasil, através de seus valores naturais e culturais e do nosso lifestyle . Com olhares variados, estão lá as cores do Rio Amazonas, as nuances de nossas florestas,  a tecnologia têxtil, as formas do Pão de Açúcar, o concretismo de Brasília, a reinterpretação da flora & fauna de Tarsila e Di Cavalcanti, os  sonhos e folias do povo, as cores da nossa bandeira e até os icônicos viadutos de nossas metrópoles. O famoso handmade da moda mineira está representado por estampas assinadas por Gustavo Greco, Victor Dzenk, Kleber Matheus, Regina Pereto e Costanza Pascolato  e executados pelas marcas Mabel Magalhães, Printing, Barbara Bela, Tetê Rezende e Vivaz . Essa interação fashion, inclusive, ressalta não apenas a força criativa de Minas, mas, também, a preciosidade e a qualidade dos trabalhos em bordados aqui realizados - ponto destacado pela midia italiana.
Além desses designers, a expô tem trabalhos de Patrícia Motta, Rita Lessa,Tereza Santos, Yassin Lahmar,  Filipe Jardim, Ange Marie Pessoa Taillandier, Vanessa da Silva, Kleber Matheus, Helô Rocha, Fabio Gurjão, Renata Manso, Ana Vaz e Márcia Xavier. Para as curadoras Tereza Santos e Lena Pessoa,  'a mostra tem o tom pluralista e cosmopolita que marca a cultura mineira". Encerrada a fase italiana, a expô Sou do mundo, Sou Minas Gerais deverá ir para a embaixada do Brasil em Roma (em junho) e depois retorna ao Brasil, onde começa sua agenda nacional por Beagá.



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