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Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 10-05-2015 - 12:57 -   Notícia original Link para notícia
Mania nacional

Pizzarias apostam na qualidade, no atendimento e em promoções para continuar crescendo


Há 25 anos no mercado, Pedro Martins da Costa, sócio-diretor da Olegário Pizzaria, prevê crescimento de cerca de 30% este ano 


Embora tenha sido inventada há mais de 6 mil anos, a pizza continua firme, se espalhando pelo mundo inteiro. Hoje, ela é responsável por 40% dos pedidos de delivery no Brasil. É muito grande o números de pizzariaS abertas no país nos últimos anos, além de locais que somente trabalham com o serviço de delivery, o que vem gerando milhares de empregos diretos E indiretos. Para se ter uma ideia, o consumo de pizzas no Brasil é tão alto que chega a ser o segundo maior mercado consumidor do mundo, sendo superado somente pelos Estados Unidos.

Pedro Martins da Costa é sócio-diretor da Olegário Pizzaria, fundada há 10 anos, com seis casas na cidade. A rede emprega 400 pessoas e trabalha com 37 sabores de pizzas, além de serviço de delivery. Há 25 anos no ramo, o empresário diz que o mercado está um pouco difícil no momento, mas acredita que melhorará daqui para frente. "Estamos prevendo crescimento na ordem de 30% para este ano, com a abertura de mais duas casas", justifica Pedro, que considera o faturamento bom. "Trabalhamos com forno a lenha, produtos de qualidade e de marcas conhecidas, além de termos profissionais capacitados, bem treinados e muito respeito para com os nossos clientes, o que não deixa de ser um grande diferencial", diz Pedro. Segundo ele, as pizzas mais pedidas na casa são Caprese, Margherita e Estrada Real. O empresário afirma que vale a pena investir no ramo somente para aqueles que têm uma estrutura já montada, disponibilidade de profissionais e capital de giro para superar uma crise instalada. "Além disso, deve ter muita persistência e determinação. Para vencer neste ramo, é preciso garra, determinação, profissionalismo e muito trabalho."


Cássio Lira, da Quintino e Petiscaria, no Bairro Buritis, diz que o mercado andou um pouco retraído, mas já dá sinais de melhora

O dono da Olegário Pizzaria, que tem como clientes, em sua maioria, pessoas das classes A e B, conta que adora trabalhar no ramo da gastronomia, sempre criando e inovando na área. Ele diz que as dificuldades do segmento ficam por conta da escassez da mão de obra. Para incrementar as vendas, Pedro diz que está promovendo almoço com 50% de desconto para as mães, nos pratos à la carte, todos os finais de semana. "Temos também uma parceria com Chef Club, Duo Gourmet e Passaporte Belvitur."     

TENDÊNCIA Cássio Lira, da Quintino e Petiscaria, no Bairro Buritis, diz que o mercado andou um pouco retraído, mas já está dando sinais de melhora. "Acredito que a tendência seja melhorar bastante daqui para frente. Por outro lado, para driblar a crise ou períodos de baixa, procuramos fazer promoções e buscar parcerias com empresas de eventos. Recentemente, optamos por colocar música ao vivo diariamente, o que vem dando um novo impulso ao negócio, assim como incrementando as vendas."

Atendendo a várias camadas da sociedade, a Quintino emprega hoje 25 pessoas e oferece vários sabores de pizza, sendo que as mais pedidas são a Estrada Real, feita com muçarela, carne de sol, queijo canastra e cebola, e Abobrinha, com muçarela, quijo brie e abobrinha. "Além das pizzas, servimos bufê executivo no almoço, de segunda a sexta", salienta Cássio, no ramo há 18 anos.

O empresário considera o faturamento bom, mas prefere não revelar o valor, e acredita que, para montar um negócio no padrão Quintino, o empreendedor terá de investir capital de R$ 1,5 milhão. Ele espera crescimento de 50% este ano. "Para entrar nesse ramo, é preciso ter a certeza de que férias, feriados, fim de ano nunca mais serão os mesmos. E, para vencer nele, é preciso fazer a diferença e ter disponibilidade e flexibilidade. As maiores dificuldades do setor ficam por conta da escassez da mão de obra, aumento de preços de determinados alimentos, em virtude do dólar e situação do clima."



 



Daniel Duarte, gerente da 68 La Pizzeria, diz que o mercado não tem lugar para aventureiros

REAÇÃO Há 15 anos no ramo, Daniel Duarte, gerente da 68 La Pizzeria, com casas em Lourdes, Vila da Serra e Pampulha, endossa que o mercado deu uma retraída, mas já está dando sinais de melhora. "O ano passado foi meio complicado para todos, em virtude da Copa do Mundo e eleições. Este ano, o setor já teve uma melhora e deve reagir mais daqui para frente." A 68 foi fundada em 2006, emprega 36 pessoas e é especializada em pizzas e massas, bebidas e sobremesas. Daniel acredita num crescimento na ordem de 10% para este ano. Ele ressalta que a clientela da casa pertence às várias camadas sociais e que, para driblar os períodos de crise ou baixa nas vendas, faz promoções e explora o marketing. "Fazemos algumas promoções, como descontos em eventos e a dose dupla, entre outras." Ele ressalta que o sucesso da 68 se dá por meio de uma mão de obra qualificada, produtos selecionados, um ótimo atendimento e preços coerentes.

"Nossas pizzas são muito gostosas, por isso, quem vem aqui sempre volta", garante Daniel. Ele acredita que valha a pena investir no ramo, mas avisa que não há lugar para aventureiros. "Além de gostar do setor e ter o capital, o empreendedor tem que trabalhar bastante, ter muita dedicação, além de encontrar um bom ponto de venda, contratar funcionários dedicados e competentes. Também é fundamental não perder a qualidade dos produtos, assim como se dedicar e organizar."

Os proprietários estão satisfeitos com o andamento do negócio e pensam em ampliação. O gerente da 68 confessa que adora a profissão e que está muito feliz com o trabalho. A 68 abre de segunda a sábado a partir das 17h, oferecendo 48 tipos de pizzas. Aos domingos, de 11h até meia-noite.


Olegário Pizzaria
(31) 333704446 e 3291-5050
www.redegourmetbh.com.br

68 la Pizzeria
(31) 3292-0208
www.68lapizzeria.com.br

Quintino
(31) 3568-1844
www.quintinobh.com.br



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