Leitura de notícia
O Globo Online (RJ) ( Economia ) - RJ - Brasil - 08-05-2015 - 09:48 -   Notícia original Link para notícia
Venda de veículos cai 25,2%, no pior abril em 8 anos

SÃO PAULO- Depois de um ligeiro respiro em março, as vendas de veículos voltaram a cair em abril, levando as montadoras a cortarem mais postos de trabalho e reduzirem a produção. O resultado é que os números de veículos comercializados e produzidos no país entre janeiro a abril voltaram aos patamares de 2007. Em abril, de acordo com dados divulgados ontem pela Anfavea, a associação das montadoras no país, foram vendidas 219,3 mil unidades (entre automóveis, utilitários, caminhões e ônibus), uma queda de 25,2% frente ao mesmo mês de 2014 e de 6,6% em relação a março.


Na vitrine. Estoques crescem para 367,2 mil em abril


Sem compradores nas revendas e com pátios cheios, a produção sofreu uma freada forte: foram fabricadas no mês passado 217,1 mil unidades, 14,5% a menos que em março e queda de 17,5% frente a abril de 2014. Ainda assim, os estoques, que eram de 360,4 mil unidades, subiram para 367,2 mil no mês passado, volume correspondente a 50 dias de vendas.


Além da antecipação de férias coletivas, da concessão de licenças remuneradas e da suspensão temporária dos contratos de trabalho ( as montadoras continuaram cortando pessoal. Nos quatro primeiros meses do ano foram eliminados 4,9 mil postos no setor. No período de 12 meses findo em abril, esse número sobe a 14,6 mil, uma redução de quase 10% dos postos da indústria automobilística no país: o total de empregados do setor passou de 154,2 mil para 139,6 mil.


- Fizemos ajustes de pessoal basicamente utilizando programas de demissões voluntárias ( PDV). Reconheço, no entanto, que, mesmo com essa redução, ainda estamos com excedente de pessoal - afirmou Luiz Moan, presidente da Anfavea. - Mas há limites, claro, e medidas (mais drásticas) terão de ser negociadas com os sindicatos das bases das empresas.


Afetadas pelo baixo nível da atividade econômica, as vendas de caminhões somaram 5,8 mil unidades, uma queda de 46,9% frente a março e de 109% na comparação anual.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.