Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( DC Turismo ) - MG - Brasil - 01-05-2015 - 09:48 -   Notícia original Link para notícia
Ouro Preto receberá festival de turismo

Está marcado para os dias 15, 16 e 17 de outubro, a realização do Primeiro Festival de Turismo de Ouro Preto, na cidade tricentenária da região Central. A proposta, de autoria da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais (Abav-MG), foi apresentada à prefeitura e ao trade no dia 14 de abril.

De acordo com o presidente da Abav-MG, Antônio da Matta, o evento, exclusivo para profissionais do setor, já mobiliza todo o trade. "Ano passado, na Feira da Abav-MG, em Belo Horizonte, fui procurado pelo então secretário de turismo de Ouro Preto. Na época, conversamos e a história não teve prosseguimento. Este ano, com o novo secretário (Felipe Guerra) - que é turismólogo - retomamos o entendimento e vamos realizar o festival", comemora Matta.

A expectativa é reunir cerca de 80 expositores e 500 visitantes do Brasil e também do exterior. Além da feira, estão previstas palestras e passeios pela cidade e na famosa Maria-Fumaça, que liga Ouro Preto a Mariana. Os encontros e a feira serão realizadas no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Toda a programação estará em breve no site da entidade (www.abavmg. com.br).

O investimento para a realização do evento está avaliado em R$ 900 mil, divididos igualmente entre o poder público e os promotores do evento. O secretário de Turismo, Felipe Guerra, ressalta a ideia de ter no município um festival de turismo nos moldes dos que acontece em Gramado (RS). "O festival será de extrema importância dentro da nossa diretriz de trabalhar cada vez mais a profissionalização do turismo em Ouro Preto. No dia 4 de maio, o Comtur (Conselho Municipal de Turismo) vai decidir a dotação orçamentária para o evento e o restante da parte do município será completada pela prefeitura", afirma Guerra.

Secretarias de turismo de todo o país e representações consulares estão sendo convidadas a mandar representantes. Já responderam positivamente delegações da Argentina, Uruguai e República Tcheca. Portugal já confirmou a presença. "Começamos pensando em um evento regional, mas a receptividade foi tão boa que o evento se transformou em internacional espontaneamente. Ouro Preto carecia de um evento como este. Somos reconhecidos pelo Ministério do Turismo como um destino indutor e devemos no comportar como tal. Essa será uma ótima oportunidade para vendermos toda a região", destaca o secretário de turismo de Ouro Preto.


Reconhecimento - O Museu Casa dos Inconfidentes recebeu o selo Bravo do siteTripAdvisor, um dos maiores endereços eletrônicos de viagens do mundo. Essa classificação acontece após o local receber mais de 70% de avaliações excelentes pelos visitantes. Dentre as 55 principais atrações da cidade, identificadas pelo site, o museu está em 17º lugar.

O Museu Casa dos Inconfidentes é o único municipal de Ouro Preto. Inaugurado em 2010, a casa era conhecida como Chácara dos Inconfidentes desde o século 19, por meio da tradição oral. A sede do museu firmou-se como um dos locais a abrigar as reuniões dos inconfidentes e, embora não existam documentos que comprovem tal afirmativa, sabe-se que ela pertenceu a José Álvares Maciel, capitão-mor de Vila Rica, pai e sogro de dois dos principais envolvidos na Inconfidência: José Álvares Maciel Filho e Francisco de Paula Freire. O horário de funcionamento do museu é de segunda a sexta-feira, de 10 horas às 16 horas, e no sábado, de 12 horas às 16 horas.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.