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Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 01-05-2015 - 09:31 -   Notícia original Link para notícia
Vendas dos supermercados registram queda em março

Tatiana Lagôa


Mau momento da economia já provoca redução de consumo de supérfluos



O faturamento do setor supermercadista mineiro teve queda de 0,37% em março na comparação com o mesmo mês de 2014. A retração reflete o mau momento da economia que já provoca redução nas vendas de supérfluos e busca por produtos mais baratos por parte dos consumidores. O dado compõe a pesquisa Termômetro de Vendas, divulgada na quinta-feira pela Associação Mineira de Supermercados (Amis).

Na comparação de março com fevereiro, houve alta de 3,07%. O aumento não é motivo de comemoração porque só aconteceu em decorrência do maior número de dias presentes no mês de março. Além disso, o Carnaval neste ano aconteceu em fevereiro, o que reduziu as vendas no período.

Nessa base de comparação, o melhor resultado foi das regiões Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha (5,36%). Em seguida: Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (4,44%); Central (4,30%); Zona da Mata (1,7%); Centro-Oeste (1,69%); e Norte e Nordeste de Minas (1,56%).

No trimestre, houve elevação de 1,58% frente aos três primeiros meses de 2014. Para o superintendente da Amis, Adilson Rodrigues, o fato de o acumulado do ano estar abaixo dos 2% esperados para 2015 não é motivo de revisão das expectativas. "No primeiro semestre é normal que os resultados fiquem um pouco abaixo mesmo. Mas os resultados dos últimos meses puxam a média para cima", afirma.


Investimentos - Nem mesmo o plano de investimentos está sendo alterado pelos supermercados mineiros. O esperado é aportar R$ 300 milhões em Minas Gerais na abertura de novas lojas e reforma de outras existentes. Dessa forma, serão construídos 70 supermercados e reformados outros 75, sendo a maioria deles no interior do Estado e de menor porte. No ano passado, havia sido investido R$ 340 milhões na abertura de 85 lojas no Estado.

Mas nem todos os supermercadistas deverão se sair bem no período. Podem alcançar bons resultados apenas aqueles que utilizarem certas estratégias de sobrevivência. Apresentação de produtos de marcas mais baratas e realização de promoções são algumas delas. Apesar do momento, não está prevista demissões no setor em Minas Gerais, por causa da dificuldade de se montar uma equipe na área.

No Brasil os resultados foram um pouco melhores do que os registrados em Minas Gerais em março. Segundo o Índice Nacional de Vendas divulgado pela Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), na comparação com o mesmo mês do ano passado, a alta foi de 0,57%. Mas frente a fevereiro, houve elevação de 7,15%. No acumulado do ano, a alta nacional ficou em 1,46%.


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