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Valor Online ( Empresa ) - SP - Brasil - 29-04-2015 - 10:09 -   Notícia original Link para notícia
Natura tem alta de 2% em lucro líquido no primeiro trimestre

SÃO PAULO  -  (Atualizada às 20h11) A Natura registrou no primeiro trimestre de 2015 lucro líquido de R$ 119,6 milhões, o que representa alta de 2,1% em relação a igual período do ano passado. Na mesma base de comparação, a receita líquida aumentou 5,5%, a R$ 1,64 bilhão.


A receita líquida no Brasil caiu 2,2% no período e somou R$ 1,242 bilhão. Nos mercados internaciona is a receita avançou 39,6% em moeda local, para R$ 502,2 milhões. Com esse desempenho, a participação das receitas líquidas internacionais da Natura aumentou 5,9 pontos percentuais, chegando a 24,3% do grupo no período.


Segundo a fabricante de cosméticos, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) somou R$ 285,9 milhões, alta de 0,8% sobre os três primeiros meses de 2014.


As despesas com vendas, marketing e logística subiram 7,5%, para R$ 648 milhões.  Com pesquisa e desenvolvimento, tecnologia da informação e projetos, foram gastos R$ 278,4 milhões, alta de 5,5%.


A linha de resultado financeiro fechou em R$ 54,6 milhões negativos, contra R$ 57,1 milhões no prim eiro trimestre do ano passado.


"Nossa prioridade é a retomada do crescimento das vendas no Brasil, e para isso, implantamos algumas iniciativas que reforçam a nossa proposta de valor", disse o vice-presidente de finanças e relações com investidores da Natura, Roberto Pedote, em teleconferência com jornalistas agora há pouco.


Segundo ele, ações como nova campanha intitulada "Chame Natura, Chame que Vem", a nova política de crédito individualizado para as consultoras, o lançamento de  uma linha de produtos para o público pré-adolescente (Amis) num segmento onde a empresa ainda não atuava possibilitaram a preservação das vendas mesmo em um ambiente macroeconômico adverso, bem como margens brutas estáveis.


A Natura fechou o primeiro trimestre deste ano com margem bruta de 69,8%, ante 69,6% um ano antes. A margem líquida de 7,3% ficou pouco abaixo dos 7,5% de janeiro a março de 2015.


O executivo disse que os custos ainda não foram totalmente impactados pelo câmbio porque ainda houve uso de estoques. O vice-presidente da Natura disse que nos próximos meses, a Natura irá apresentar novas ferramentas digitais para impulsionar as vendas das consultoras. Especificamente para os clientes, a empresa também estuda aumentar as opções de meios de pagamento.


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