Leitura de notícia
O Tempo ( Brasil ) - MG - Brasil - 24-04-2015 - 10:04 -   Notícia original Link para notícia
Promoções mais modestas

Apesar de manterem investimento e esperarem vender mais, shoppings reduzem brindes



Da carne ao aluguel, os preços estão subindo. Os juros de banco e cartão aumentaram, e o medo do desemprego voltou a rondar as famílias. Nesse cenário, os consumidores estão pelo menos tentando se endividar menos. Isso a gente já sabe. Mas agora a crise deu as caras do outro lado do balcão. Em vez de investir alto no Dia das Mães, segunda melhor data do ano para o comércio, os shoppings darão presentes mais tímidos na tentativa de reconquistar o consumidor, depois de registrar em fevereiro a maior queda nas vendas desde 2007.


A era dos fartos sorteios de carros e viagens internacionais, pelo jeito, acabou. Agora, quem tiver condição de gastar centenas de reais vai ganhar perfume, cerâmica, lenço e outros produtos que não pesam tanto no orçamento de quem investe para dar o brinde. Os mais caros, aqueles aos quais a pessoa tem que concorrer em sorteio, também encolheram. Viagem a Paris deu lugar a Porto de Galinhas. E os carros sorteados, que no ano passado foram seis em Belo Horizonte, agora são só dois. E olhe lá.


O shopping Cidade aposta no comprou-ganhou. De acordo com a gerente de marketing, Carolina Vaz, a cada R$ 280 em compras o cliente leva um "kit Chamego": bule e xícara de porcelana. Em 2014, o mall sorteou um HB20. "Sabemos da situação caótica do país. Assim, vamos apostar numa campanha agressiva de divulgação", diz. Depois de registrar aumento de 12% nas vendas do ano passado, a expectativa para 2015 é não passar de 9%, o que já é muito otimismo, considerando que o comércio varejista de Belo Horizonte fechou fevereiro com queda de 4,67%, quando comparado com o mesmo período de 2014, segundo a .


O shopping Del Rey é outro que trocou o carro - no ano passado sorteou um Renault Duster - por prêmios mais adequados à nova realidade econômica do país. Pelo mesmo valor do ano passado, R$ 350, o cliente concorre a seis kits compostos por uma adega, um iPad, uma smart TV, um kit UT Electrolux, uma panela de pressão elétrica, uma máquina de café e uma caixa de som.


Viagens. Boulevard e Estação BH também baixaram a bola. O primeiro, que no ano passado deu viagem para a França e conjunto de malas Louis Vuitton, agora fica também no comprou-ganhou: a cada R$ 450, o cliente ganha um colar com pingente Swarovski em formato de coração. O segundo passou do Renault Logan do ano passado para sorteio de smartphones, tablets, frigobares, adegas e TVs, a cada R$ 150 em compras.


O grande prêmio é viagem, mas, com o dólar caro como está, o ganhador ficará por aqui mesmo: o destino é Porto de Galinhas.


Palavras Chave Encontradas: Câmara de Dirigentes Lojistas
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.