Cursos de capacitação oferecidos pela ABF em parceria com o Sebrae-MG pretendem preparar futuros franqueadores e franqueados em 120 cidades, em até dois anos
Francelle Marzano
Publicação: 26/04/2015 04:00
"Participar desses treinamentos é importante porque o empreendedor pode ver de perto como o sistema opera, qual a sua rentabilidade, conhecer o modelo de negócio antes de assinar o contrato", Alessandra Simões, analista da Unidade de Mercados e Relações Internacionais do Sebrae-MGInvestir em uma franquia é algo que precisa ser bem pensado, qualquer que seja o montante despendido. Apesar de contar com suporte do franqueador, o empresário precisa gerir com eficácia o negócio para conseguir bom faturamento e o retorno do dinheiro investido. Especialistas no mercado indicam como fundamental, antes de fechar o negócio, realizar pesquisas de mercado, fazer análise de riscos e, principalmente, identificar um modelo sobre o qual tenha conhecimento e aptidão. Para facilitar a vida de quem deseja conhecer e ingressar no setor, a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG), criou o projeto Franquias Brasil, para ministrar cursos e capacitar empreendedores em mais de 120 cidades brasileiras, em até dois anos. Ao todo, serão realizados 337 cursos "Entendendo Franchising", em 19 estados, com a expectativa de atender pelo menos 25 mil pessoas.
O projeto foi assinado no ano passado e tem recursos de R$ 20 milhões, sendo R$ 5,4 mil a contrapartida da ABF e o restante custeado pelo Sebrae. O curso Entendendo o Franchising inclui métodos e conceitos de franquia, apresenta as vantagens e as desvantagens do modelo de negócio e mostra os aspectos legais do setor. Segundo a diretora regional da ABF Minas, Danyelle Van Straten, a ideia é disseminar a educação e boas práticas de franchising para os investidores que pretendem ingressar no mercado. "O objetivo é reduzir ainda mais a taxa de mortalidade dos negócios, que já é considerada baixa."
No curso, os empreendedores são orientados sobre como escolher a melhor franquia, analisar o investimento necessário para a abertura do negócio e verificar de perto como o sistema opera. Com 11 módulos e duração de oito horas/dia, o curso mostra como franquear uma marca, abordando desde a análise da franqueabilidade do negócio até as estratégias para manutenção do bom relacionamento com a rede. Durante a atividade, marcas associadas apresentam seus casos práticos sobre os temas tratados e, no último módulo, os participantes realizam uma visita técnica a uma franqueadora.
CAMINHOS A diretora analisa que os cursos são a oportunidade de capacitar quem pretende abrir uma franquia mas não tem conhecimento sobre o funcionamento do setor e, ainda, quem já é dono, mas quer transformar o negócio em franquia. "O curso é uma experiência sobre o dia a dia do franchising e como podemos melhorar os nossos negócios", afirma.
A analista do Sebrae-MG Alessandra Ribeiro Simões explica que o curso é a melhor forma de o empreendedor chegar a uma conclusão sobre qual setor investir. "Falamos sobre conceitos básicos e mostramos o caminho para quem quer conhecer e adquirir uma franquia", diz. Depois de fazer o curso, o candidato precisa começar a elaborar o plano de negócios, analisar os termos de contrato da franquia, como prazo e taxa de participação, além de buscar informações com pessoas que já operam o negócio, para saber se é vantajoso. "Participar desses treinamentos é importante porque o empreendedor pode ver de perto como o sistema opera, qual a sua rentabilidade, conhecer o modelo de negócio antes de assinar o contrato", pontua.
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