Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 26-04-2015 - 15:43 -   Notícia original Link para notícia
No máximo, R$ 85 mil

A vantagem de desembolsar menos e ter um rápido retorno é o diferencial das microfranquias, que atraem especialmente empreendedores iniciantes


Francelle Marzano


Publicação: 26/04/2015 04:00


A maioria das pessoas hoje sonha montar seu próprio negócio. Para correr menos risco de perder o dinheiro investido, elas têm optado pelas franquias, por conta da facilidade de operação e por não ter que se aventurar sozinho no negócio, tendo por trás o suporte de uma empresa já estabelecida e consolidada no mercado. Com o cenário econômico pouco favorável, que culmina na queda de consumo e no aumento dos juros e da inflação, os investidores têm optado por modelos de negócios que exijam capital de, no máximo, R$ 85 mil, diferencial encontrado nas microfranquias. No entanto, o formato é igual ao das franquias maiores, quanto autilização da marca, pagamento de royalties e taxas. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), essa modalidade de negócio cresceu 12,8% em 2014.

Segundo especialistas, o desejo de ter o próprio negócio com um pequeno investimento inicial é o grande impulsionador do avanço das microfranquias. De acordo com a diretora regional da ABF em Minas, Danyelle Van Straten, recentemente, muitas grandes marcas começaram a operar também nesse sistema de microfranquias, como é o caso do quiosque de Choop Brahma e dos quisosques de sorvete do McDonald's, para atender a esse investidor que quer desembolsar menos. Segundo levantamento da associação, das quase 3 mil redes existentes no Brasil, cerca de 400 já têm esse modelo de microfranquia.

É o caso da Palecolé, rede especializada em paletas mexicanas, presente em seis estados brasileiros, sendo Minas Gerais sua principal praça, com mais de 10 unidades. Rafael Corte é master franqueado da marca no estado e afirma que vale à pena investir no modelo de franquia. Ele conta que era funcionário de uma empresa, mas sempre sonhou ter o próprio negócio. Depois de juntar o capital, Rafael começou a pesquisar vários modelos de negócios, até optar pela franquia. "É mais fácil do que começar um negócio sozinho, tendo que fazer tudo. As franquias dão suporte de marketing, estrutura, têm fornecedores já preparados e com tudo já encaminhado", afirma.

PLANEJAMENTO O franqueado explica que, apesar de as franquias terem uma faixa de segurança maior para o negócio dar certo, investir nesse ramo também requer estudos e planos de negócios que precisam ser bem pensados. O primeiro passo, segundo Rafael, é ter o capital a ser investido e o capital de giro. "Não adianta pensar que o retorno vem no primeiro dia em que você abre as portas. Apesar de ser uma marca conhecida, o negócio precisa maturar. Há casos em que o retorno ocorre com seis meses de funcionamento, mas há casos em que são necessários 18 meses ou mais", revela. Ainda de acordo com o franqueado, outro ponto importante é que o investidor analise bem o cenário no qual está optando por investir e acompanhe de perto o negócio. "A franquia não é garantia de sucesso. Depende muito de quem está por trás do negócio. Você tem que acompanhar de perto, saber o que está ocorrendo, fazer balanços e reajustes para sobreviver", completou.

Poder montar a empresa em casa é outra vantagem das micro. Por outro lado, isso requer mais disciplina, segundo Edson Ramuth, diretor do Grupo Multi Franquias, dententor de oito marcas estabelecidas no mercado. "É um negócio que exige disciplina e dedicação, como outro qualquer. A diferença é que ele faz tudo da casa dele", completa. 


CONFIRA AS DIFERENÇAS ENTRE FRANQUIAS DE MAIOR E MENOR PORTE
Alto investimento
» Preço: 
Não é difícil encontrar marcas que pedem investimento inicial a partir de R$ 1 milhão
» Trabalho: O investidor tem que fazer a gestão do negócio, mas, certamente, não terá que estar no empreendimento todos os dias, até porque a equipe de funcionários estipulada pelo franqueador é maior.
» Equipe: A habilidade de gerir pessoas será importante para a saudabilidade do franqueado. Geralmente, entre dois e três funcionários são exigidos para abertura de uma unidade e, para que a empresa cresça.

Microfranquia
» Preço: Investimento de até R$ 85 mil
» Trabalho: Independente do segmento escolhido, é fato que o franqueado precisa acompanhar de perto, diariamente, o andamento do seu negócio
» Equipe: Em geral, como são poucos funcionários, em muitos casos, somente o franqueado trabalha. Não é necessário gerenciar equipes


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.