Leitura de notícia
Valor Online ( Empresa ) - SP - Brasil - 24-04-2015 - 10:25 -   Notícia original Link para notícia
Atacadão tem receita de R$ 23 bi no Brasil


Atacadão, maior negócio do Carrrefour, se tornou a maior rede de comércio de uma única bandeira no país em vendas


O Atacadão, do grupo Carrefour, se tornou a maior rede de comércio de uma única bandeira no país em vendas. Sua receita já supera a de marcas líderes do varejo alimentar, como a das redes de hipermercado Extra e Carrefour.


Relatório da administração publicado ontem pelo Atacadão S.A. mostra que a empresa de atacado e "atacarejo" (que também vende ao consumidor) apurou vendas líquidas de pouco mais R$ 17 bilhões em 2013, equivalente a cerca de 55% da receita líquida do grupo Carrefour no país, de cerca de R$ 31 bilhões naquele ano, apurou o Valor. Esse número inclui a operação das lojas e centrais de atacado, responsáveis pelo abastecimento da rede.


Os números mostram que em 2014, o Atacadão S.A. acumulou receita líquida de R$ 23,2 bilhões, com lucro líquido de R$ 750 milhões, e caixa de pouco mais de R$ 1,1 bilhão. Esse volume de vendas e lucro de 2014, porém, não pode ser comparado com o do ano anterior.


A empresa informa que os dados de 2014 incluem números da operação exclusiva do Atacadão e também uma parcela pequena dos resultados dos supermercados e hipermercados do Carrefour e do Banco Carrefour - estes dados foram adicionados ao balanço do Atacadão nos últimos dois meses de 2014.


A partir de 2015, os resultados de todas as operações do grupo devem ser incluídas no relatório anual da administração do Atacadão. O Carrefour estuda se vai abrir o capital de sua operação no Brasil neste ano ou em 2016.


Os dados anuais do Atacadão não eram conhecidos pelo mercado, que considerava que suas vendas atingiriam de 45% a 60% do total das vendas do grupo no Brasil, a depender do cálculo.


O lucro líquido do Atacadão S.A. (incluindo atacado e uma fatia dos resultados do varejo e do banco) foi de R$ 750 milhões em 2014, sendo que, desse total, o atribuível aos acionistas foi de R$ 707,8 milhões. O lucro relativo a outros acionistas minoritários e sócios foi de R$ 42,2 milhões. Não há dados publicados para esta mesma base de comparação em 2013.


A margem de lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda, na sigla em inglês) do Atacadão foi de 4% em 2013, versus taxa de 3,8% da concorrente Assaí, do Grupo Pão de Açúcar (GPA), no mesmo período.


A cadeia Assaí, segunda maior rede de atacarejo do país, registrou receita líquida de R$ 6,2 bilhões em 2013, ou seja, quase um terço (36%) do apurado no mesmo período pelo Atacadão. Ao fim daquele ano, o Assaí tinha 75 pontos e receita líquida de R$ 6,2 bilhões e o Atacadão, R$ 17 bilhões em vendas e cerca de 100 lojas.


O Assaí respondeu por quase 20% da venda líquida da área alimentar do GPA no país em 2013. A participação subiu para 24% em 2014, porque a rede cresceu de forma acelerada, quando a receita se expandiu 33%.


O mercado de "atacarejo" tem crescido de forma mais rápida que o segmento de varejo alimentar (supermercados e hipermercados) sustentado pela maior demanda de novos consumidores e de pequenas redes, que se abastecem nas grandes cadeias de atacarejo. "São operações de baixo custo operacional e preço agressivo e com margens que chegam a superar àquelas verificadas em supermercados", disse Alberto Serrentino, sócio da consultoria Varese Retail.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.