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Estado de Minas Online ( Cultura ) - MG - Brasil - 24-04-2015 - 09:05 -   Notícia original Link para notícia
Anna Marina - Como é que pode?




O melhor sistema para quem não tem tempo, ou organização, é registrar todas as contas domésticas em débito bancário automático. A cabeça fica livre de tanta amolação. Mas há um mundo de pessoas que não aceita essa facilidade, desconfia das contas, se o banco vai funcionar ou não, e vai por aí afora. Cada pessoa gosta de trabalhar de uma maneira, mas é uma perda de tempo enfrentar uma fila de banco - sempre longa - para pagar boletos e mais boletos de água, luz, telefone etc. Há, entretanto, alguns problemas que ninguém consegue resolver, porque o débito surge do nada - e se o recebedor acredita que a cobrança é automática, deixa pra lá e pronto.

Recebi na semana passada uma notificação de débito (aviso de bloqueio) da Embratel, me ameaçando com todas as pragas do Egito. "As medidas previstas são: bloqueio da utilização do código 21 da Embratel para chamadas de longa distância 15 dias após a notificação da existência do débito; inclusão do nome do titular nos órgãos de proteção ao crédito (Serasa/SPC) 60 dias após o bloqueio do serviço. E mais: que é possível utilizar o boleto para fazer o pagamento na rede bancária autorizada, em casas lotéricas, agências dos correios ou internet banking. Os encargos por atraso serão cobrados na próxima fatura após o pagamento do débito."

Graça da história: havia recebido no mês anterior o boleto da Embratel no valor de R$ 21,34. Estranhei, primeiro por ser de um interurbano, que raramente uso. Segundo porque, como tenho todas as contas em débito automático, não "liguei o nome à pessoa". E como meu telefone é Oi, em princípio não dei pela coisa. Não entendi muito bem a razão de empresa da qual não sou cliente me enviar um boleto de cobrança tão correto nos dados - mas para mim, pelo menos, incorretos na cobrança. E como não tinha pago na data certa, a cobrança-ameaça já tinha o valor um pouco maior: R$ 29,90. O gerente da agência do Bradesco instalada aqui no jornal, para atender os funcionários, consultado, não tinha a menor ideia do que podia ter acontecido, estava tão no ar quanto eu.

Paguei a conta do boleto-ameaça e a outra, que realmente não sei a que se refere, principalmente por ser do mês de abril. Então, perguntei daqui e dali e o máximo que consegui foi ser informada de que não é preciso ser cliente da Embratel para receber a cobrança, ela ocorre espontaneamente, a partir do nada, pelo visto. Apesar dos valores mínimos, fiquei pasma com esse tipo de eficiência. E se, de repente, não mais que de repente, a Embratel resolvesse me cobrar um valor incrível por um interurbano que não dei? Como é que pode? A quem recorrer? O telefone de atendimento ao cliente, que vem no boleto, deve ficar na lua, porque é superdifícil ser atendido.

Mas como de cada coisa se pode arrancar uma informação, vi que a Embratel tem serviço de atendimento para deficientes auditivos e de fala. Para deficientes já conhecia, nos Estados Unidos é vendido um aparelho cujo som de audição pode ser aumentado de acordo com a capacidade auditiva do usuário. Conheço até surdinhos que têm e o usam com o maior sucesso. Estou para descobrir como é essa história de fala. Como é que mudo fala ao telefone? Quem souber que me responda...


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