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Estado de Minas Online ( Feminino e Masculino ) - MG - Brasil - 19-04-2015 - 11:12 -   Notícia original Link para notícia
Explosão de cores

Celina Aquino


Publicação:19/04/2015 04:00



Luíza e Mariana já planejam o estande no próximo Minas Trend

Pense em cores que são a cara do Brasil. Misture todas elas com elementos da natureza e você vai enxergar as estampas vivas da Tropicale. Três jovens de Belo Horizonte se juntaram há um ano para fazer o que mais amam: criar desenhos. As composições exóticas se revelam em lenços de seda pura, que também podem se transformar em uma peça de roupa. No último Minas Trend, que marcou o lançamento da primeira coleção para o atacado, as sócias venceram a 5ª edição do concurso Ready to Go - Investindo no Futuro da Moda, idealizado pelo Sindicato das Indústrias do Vestuário de Minas Gerais (Sindivest/MG) e realizado pelo TS Studio, com o objetivo de apoiar novos talentos.



A designer de joias Mariana Marrara e a arquiteta Luíza Miranda trabalhavam juntas e numa conversa tiveram a ideia de montar um negócio. Surgiu primeiro a loja de semijoias Voglia, na Savassi, que vende brincos, colares, anéis e pulseiras de várias marcas. A dupla chegou a pensar em desenvolver as próprias peças, mas, vendo que seria economicamente inviável, resolveu usar a criatividade para idealizar estampas. A elas se juntou a designer de moda Júlia Martins, irmã de Luíza, que estudou em Milão e hoje trabalha como fotógrafa na Itália. "O nome Tropicale é alegre e resume a vivacidade das estampas. A ideia é criar um mundo excêntrico e fantasioso, mas harmônico", explica Mariana.



As três sócias desenvolvem em conjunto as estampas no computador. Alguns detalhes são desenhados e coloridos no papel e depois digitalizados. Fotos do acervo de Júlia também são usadas nas composições. "Criamos o desenho para o tamanho do lenço, então todos são emoldurados, como se fosse um quadro. Apesar de a estamparia ser digital, não fazemos a impressão em série. Produzimos um a um", destaca. Mariana ainda aponta outro diferencial da marca. Todas as peças são feitas com fibras naturais puras, especialmente cetim de seda e musseline de seda.



A proposta da nova coleção, chamada Arabian Jungle, que chega às lojas em julho, é misturar dois elementos opostos de maneira harmônica: as formas geométricas da arquitetura árabe com a fluidez de uma floresta tropical. Lenços com bordados a mão, da própria seda com estampa especial e cortada a laser, se destacam. Os preços para o varejo variam de R$ 480 a R$ 1.225.



A surpresa da Tropicale não se resume às estampas. A versatilidade dos lenços também chama a atenção. Ao contrário do que se pensa à primeira vista, eles não são apenas um acessório, já que podem ser usados como vestido, saia longa ou curta, colete, blusa e quimono. "Estudamos e experimentamos para desenvolver novas amarrações. Surgem várias propostas que não dão certo, mas o que sugerimos realmente funciona. O lenço é muito versátil", diz Mariana. A marca trabalha com quatro tamanhos, todos vendidos com uma faixa e uma argola, que auxiliam as amarrações. Afixada à peça, uma etiqueta com QR code direciona a cliente ao site da Tropicale, onde estão disponíveis vídeos em que uma modelo ensina todos os usos possíveis. As sócias garantem que não existe dificuldade, basta saber como fazer.

Em todo lugar Além de vender lenços, a marca desenvolve desenhos exclusivos a pedido de parceiros. Para a loja de decoração Valentina Per La Casa elas criaram passadeiras, jogos americanos e guardanapos. Em breve, as criações da Tropicale serão estampadas em cadernos, agendas, capas para passaporte, notebook e tablet da papelaria Patrícia de Deus. As sócias agora estão na Itália, onde participam da feira de design de Milão, em busca de outras parcerias. "Nossa intenção é aplicar as estampas em outras superfícies, como móveis e papeis de parede", adianta Mariana.



Satisfeitas com o resultado da primeira participação no Minas Trend, as sócias comemoram as vendas para três lojas fora de Belo Horizonte, em Palmas, Vitória e Goiânia. "Era o que esperávamos, apresentar a Tropicale para o mundo. Não é à toa que escolhemos um nome italiano para a marca e um em inglês para a coleção", aponta Luíza. Vender para o atacado já estava nos planos das jovens, que começaram pelo varejo, em abril do ano passado, para testar o mercado. Surpreendentemente, os 85 lenços feitos para a primeira coleção acabaram em menos de duas horas na Voglia, que continua a ser um ponto de venda. A loja de semijoias segue sob o comando de Mariana e Luíza.



Como ficou em primeiro lugar no concurso Ready to Go - Investindo no Futuro da Moda, a Tropicale ganhará um estande próprio no próximo Minas Trend, em outubro. As sócias podem se inspirar em exemplos como Lucas Magalhães, Llas, Anne est Folle e Jardin, ex-participantes que agora fazem parte do Salão de Negócios do Minas Trend.


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