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Diário do Comércio online - BH (MG) ( DC Turismo ) - MG - Brasil - 18-04-2015 - 13:06 -   Notícia original Link para notícia
Rede Promenade busca fortalecer divulgação do Estado como destino

O fortalecimento de Belo Horizonte como destino turístico faz parte das demandas mais urgentes do setor hoteleiro da Capital. Enquanto o número de leitos praticamente dobrava às vésperas da Copa do Mundo de 2014 e o volume de eventos caía assustadoramente no mesmo período, buscar a união entre os vários atores do trade e o poder público passou a ser visto como o único caminho de colocar a cidade como um playerrealmente atrativo, especialmente no segmento de eventos e negócios.

Sem tempo a perder diante de um cenário econômico de perspectivas sombrias, a rede Promenade, que congrega sete unidades em Belo Horizonte, uma em Sete Lagoas, na região Central, e mais uma em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), buscou abrir diálogo com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

Segundo a coordenadora de vendas da Rede Promenade, Thaísa Lima, o primeiro encontro, acontecido no dia 7, terça-feira, visou o estabelecimento de parcerias para fortalecer a divulgação do Estado como destino. "Precisamos aumentar o número de voos com destino a Belo Horizonte e melhorar a divulgação da cidade em outros estados e países. A realização de fam trips (viagens em que veículos de imprensa são selecionados para conhecer o destino) e eventos específicos também são importantes", explica Thaísa Lima.

De acordo com a executiva, a falta de grandes espaços para convenções e eventos continua sendo um impedimento grave para que a cidade receba eventos de porte. A ampliação do Centro de Feiras e Exposições George Norman Kutova (Expominas), no bairro Gameleira, na região Oeste, que ainda não saiu do papel, é apontada como um ponto chave para a solução do problema. "A promessa era que o crescimento do setor hoteleiro seria acompanhado por igual crescimento dos espaços para feiras e eventos. Os hotéis foram inaugurados com a qualidade esperada, mas a contrapartida não veio. Hoje, a maioria dos eventos que a cidade recebe são feitos dentro das instalações dos próprios hotéis, mas nem sempre conseguimos oferecer o espaço necessário. Essa é uma questão urgente, estamos perdendo oportunidades de negócios porque não conseguimos receber em Belo Horizonte", reclama a coordenadora de vendas da Rede Promenade.


Estratégia - Para ela, embora a situação esteja melhorando, ainda falta união entre os componentes do trade. Para se diferenciar em um mercado tão competitivo, a receita da Promenade é investir em capital humano. Além da valorização natural no ambiente on-line, a grande aposta é o fortalecimento das equipes comerciais.

"Compreendemos que nossa equipe precisa estar presente para entender e atender a real demanda, os desejos dos nossos clientes. Temos forte atuação nas praças que mais compram o destino Belo Horizonte, como Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória e Porto Alegre. O segmento mais importante na cidade é o de negócios e, dentro dele, procuramos pulverizar o atendimento. Além do cliente que busca a hospedagem expressa, de uma ou duas noites, temos a hospedagem de longa duração - os mensalistas", destaca a gestora.

Para tornar a hospedagem prolongada mais confortável, a rede tem investido em equipamentos e mobiliário para tornar a estadia mais parecida com a vida em uma casa, como minicozinhas com micro-ondas, geladeira e cook tops.

Apesar dos dois primeiros meses muito difíceis, Thaísa Lima trabalha com uma perspectiva positiva para o fim de 2015. "Janeiro e fevereiro foram mais complicados do que o esperado. A partir de março percebemos uma melhora gradativa. O mercado está melhor para eventos do que para viagens corporativas. Será um ano de muito trabalho. Esperamos ultrapassar a ocupação de 54% prevista como média pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB)", completa.


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