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O Globo Online (RJ) ( Economia ) - RJ - Brasil - 13-04-2015 - 10:08 -   Notícia original Link para notícia
A 'galinha dos ovos de ouro' das franquias

Redes de estacionamentos já não estão conseguindo atender à alta procura de empreendedores interessados em franquias


Todo mundo sabe: o brasileiro é louco por carros. O aumento da frota de veículos no país, especificamente nos grandes centros urbanos, aliado à ausência de espaços nas vias públicas para estacionar, impulsionou um negócio que fatura milhões de reais por ano: os estacionamentos particulares. Para se ter uma ideia do potencial do negócio, os valores para cada hora num estacionamento de grandes cidades podem variar entre R$2 e R$ 18. Para os mensalistas, o valor pode chegar a R$ 660.


DIVULGAÇÃO AUTOPARKVagas. Para estacionar o carro nas grandes cidades, os donos de veículos chegam a desembolsar até R$ 18 por hora


A maior prova de que o segmento é uma boa opção para quem deseja investir, é o crescente número de franquias de estacionamentos que se espalham por centros comerciais, shopping centers, hospitais e perímetros urbanos. A rede Multipark, fundada há 40 anos, em São Paulo, é um grande exemplo: tem 188 franquias e está presente em 12 estados e 40 municípios brasileiros.


Operando desde 2006 com o sistema de franchising, a empresa espera um crescimento de 20% neste ano. Na avaliação de Mário Coutinho, gerente de Marketing da Multipark, para ser um franqueado é necessário ter uma boa rede de relacionamentos. "O diferencial neste ramo está na prospecção do local aonde o interessado quer estabelecer o negócio e na capacidade de firmar parcerias empresariais", afirma.


NICHO COMPETITIVO


O segmento é um nicho de mercado bastante competitivo, principalmente nas grandes cidades. Para o interessado em investir em estacionamentos, os valores variam de R$ 15 mil a R$ 1 milhão, de acordo com perfil do empreendimento, a configuração das vagas e as tecnologias empregadas.


Para um estacionamento com capacidade para 50 vagas, por exemplo, são necessários R$ 35 mil (excluindo o espaço físico), mais um capital de giro de R$ 30 mil. O faturamento mensal pode chegar a R$ 60 mil, com retorno do capital investido em 12 meses. São necessários 1.000 m² de área para um negócio deste porte.


"O ideal é contar com um bom espaço físico para começar, o que hoje é uma grande dificuldade. Além disso, é necessário ser um bom empreendedor, não basta só gerenciar", conclui Coutinho.


O negócio de estacionamentos tem mais interessados do que franquias disponíveis, segundo Nelson Romano Júnior, proprietário da Ultrapark, para quem o interessado, na maioria das vezes, tem uma visão equivocada do negócio.


"Os estacionamentos funcionam como qualquer atividade comercial, que requer muita atenção do franqueado e do suporte da franqueadora para funcionar perfeitamente e com a devida estabilidade", ressalta.


A Ultrapark está presente nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. A previsão da empresa é inaugurar dez franquias ainda este ano. Para Nelson, o mercado vem crescendo a cada ano devido ao aumento da produção de veículos e às novas restrições de tráfego e de estacionamento nos centros urbanos.


Outra empresa de destaque no segmento é a Autopark, que nasceu em Curitiba, no Paraná, e hoje atua em sete estados, incluindo o Rio de Janeiro. O diferencial da empresa para se consolidar no mercado está no emprego de modernas tecnologias e de adequadas ferramentas de gestão.


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