Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( Negócios ) - MG - Brasil - 02-04-2015 - 10:21 -   Notícia original Link para notícia
Receita da Saraiva cresce 6% em 2014 e vai a R$ 2,4 bilhões

São Paulo - A Saraiva S/A Livreiros Editores, uma das mais tradicionais editoras e a maior rede de varejo de conteúdo educacional e de cultura do país, registrou receita bruta de R$ 2,4 bilhões em 2014, o que representa um aumento de 6% ante o volume de R$ 2,25 bilhões reportado em 2013. Desse montante, o varejo corresponde a R$ 1,9 bilhão, enquanto os negócios editoriais respondem por R$ 534,8 milhões. No 4º trimestre de 2014, a receita bruta somou R$ 779,6 milhões, ante o total de R$ 774,5 milhões apurado em igual período de 2013. A expansão da companhia no ano atesta a resiliência da operação em meio ao cenário de desaceleração da economia e do consumo no país.

O lucro bruto consolidado em 2014 totalizou R$ 929 milhões, frente aos R$ 903 milhões apurados no ano anterior. O Ebitda, sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, somou R$ 111 milhões em 2014, volume 17% maior na comparação ao total de R$ 95 milhões apurado em 2013. A margem Ebitda alcançou 4,9% no consolidado de 2014, ante o percentual de 4,4% registrado um ano antes. A redução de despesas operacionais, sobretudo na unidade de negócios Editoriais, explica a melhora na margem Ebitda no período. O desempenho é resultado de medidas corretivas relacionadas ao processo de reestruturação iniciado em 2013.

O desempenho de vendas na Editora se deve, principalmente, ao crescimento de 7% nas vendas direcionadas ao mercado de conteúdo jurídico e ao avanço de 7,2% na comercialização de conteúdo didático e paradidáticos para a educação básica privada. O uso de novas metodologias e tecnologias de ensino também ampliou a base de alunos atendidos pela operação da editora. O número de alunos matriculados em grandes instituições de ensino que adotam soluções e serviços da Saraiva dobrou em 2014, para mais de 53 mil pessoas. Esta performance foi influenciada, principalmente, pela introdução dos sistemas de solução de aprendizagem, da biblioteca digital e, ainda, pelo Saraiva Sistema de Ensino Técnico (SET).

Já o desempenho do segmento de varejo é resultado de investimentos realizados em novas frentes, para fortalecer a capacidade competitiva da Saraiva. A companhia ampliou a presença em aeroportos com um mix de produtos variados, para oferecer mais conveniência e facilidade ao público viajante. A marca já tem unidades em três terminais: Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba (PR); Aeroporto Internacional André Franco Montoro, em Guarulhos (SP); Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM).

No ano passado, a Saraiva também implementou uma nova plataforma de e-commerce, para permitir maior interação dos clientes, tanto na loja física como por meio dos canais digitais (internet, telefone, mídias sociais e aplicativos mobile). No encerramento de 2014, 23% da base de clientes da Saraiva já era multicanal. Esses clientes são mais freqüentes em relação aos consumidores exclusivos da loja e consomem 2,6 vezes mais na comparação com os consumidores do canal e-commerce.

Neste contexto, o novo Centro de Distribuição (CD), inaugurado em Cajamar, no Estado de São Paulo, incorporou sinergias importantes para o grupo, atendendo tanto às demandas do e-commerce, quanto o cross-docking para as lojas e os Sistemas de Ensino.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.