Leitura de notícia
Estado de Minas Online ( Lugar Certo ) - MG - Brasil - 28-03-2015 - 10:11 -   Notícia original Link para notícia
Referência cultural e histórica

Referência cultural e histórica


Funcionários tem localização privilegiada e abriga o complexo arquitetônico da Praça da Liberdade



A Praça da Liberdade é um dos principais destaques do bairro, atraindo visitantes e moradores



Avenida do Contorno é uma das principais vias que cortam o Bairro Funcionários, facilitando o deslocamento dos moradores


Quem não tem a mínima ideia de onde está localizado o Funcionários, pode se complicar para tentar chegar nele. Há quem diga que não se sabe onde o bairro começa, nem onde termina tamanha a sua complexidade geográfica. Está situado dentro do cinturão privilegiado da Contorno, avenida que permea toda a capital mineira, e se mistura com Santa Efigênia, Savassi, Mangabeiras, Serra e Centro. "Mas uma coisa é certa: é um dos bairros mais democráticos da cidade", define a vice-presidente da Câmara do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (CMI/Secovi - MG), Cássia Ximenes.

A democratização do bairro está relacionado com sua história. Ela remonta ao fim do século 19, quando a planejada Belo Horizonte ganhava forma. Referência cultural e histórica da cidade, o Funcionários foi fundado em 1896, dois anos depois do início das obras para a construção da nova capital, para acolher funcionários públicos recém-transferidos de Ouro Preto. Daí, a origem do nome.

As primeiras moradias respeitavam a hierarquia do funcionalismo. Os imóveis obedeciam a padrões que variavam de A a F, conforme a função do servidor. As mais simples eram para porteiros e serventes e as maiores e mais sofisticadas pertenciam a diretores e desembargadores. O número de janelas também indicava o status do morador. Quanto mais janelas, mais ilustre era o proprietário da residência.

Os fragmentos da história do bairro podem ser notados na arquitetura de casarões imponentes e no traçado de suas ruas arborizadas. A localização privilegiada, no Centro-Sul da capital, somada ao comércio da região da Savassi e ao complexo arquitetônico da Praça da Liberdade, transformaram o Funcionários em um dos bairros residenciais mais caros de Belo Horizonte. O menor preço do metro quadrado está avaliado em R$ 3 mil. O maior, R$ 17 mil.

Durante os anos de 1980, o bairro sofreu grandes modificações. Os antigos casarões construídos em ruas importantes como Timbiras, Sergipe, Maranhão e Piauí deram lugar a edifícios modernos e imponentes. Sede do poder público desde sua origem, atualmente o Funcionários é referência para muitas atividades comerciais e financeiras.

Por tudo isso, o Funcionários tem características próprias, segundo Cássia Ximenes. "O Funcionários mistura o antigo com o moderno. Podemos ver nele apartamentos novos e outros bastante antigos. Há salas maravilhosas, como as da Avenida Brasil, que chegam a ser cartão-postal da cidade e, ao mesmo tempo, ver o corpo de bombeiros, que é uma edificação antiquíssima. Há casas tombadas. É um bairro bastante eclético e muito procurado."

É irrigado por grandes artérias de circulação, como as avenidas do Contorno, Afonso Pena e Getulio Vargas, facilitando, assim, o "ir e vir" das pessoas. Dessa forma, atende a um público bastante diferente, de acordo com a executiva. "Cada imóvel terá a sua característica própria e composição de valor, que levará em consideração alguns aspectos, como a área que ocupa, metragem interna, padrão de acabamento e número de vagas de garagem. Enfim, vários aspectos que vão contribuir para o valor final. É claro que um imóvel muito antigo terá preço defasado dada a depreciação do bem", explica Cássia.


RAIO-X
Principais vias
» 
Avenidas Brasil, do Contorno, Cristóvão Colombo, Getulio Vargas e Afonso Pena

Bairros vizinhos
» 
Centro, Savassi, São Lucas, Serra, Santo Antônio e Santa Efigênia

Linhas de ônibus
»
 SC01, SC02 e SC04
» Há diversas linhas alimentadoras de outros bairros que servem ao Funcionários

Origem do nome
»
 O bairro foi planejado para acolher funcionários públicos transferidos de Ouro Preto, antiga capital do estado

Referências do passado
»
 Colégio Arnaldo e Instituto de Educação

Referência do presente
» 
Praça da Liberdade


SEPARAÇÃO
É muito comum moradores da cidade confundirem o Funcionários com a Savassi, cujo nome originou-se da padaria Savassi, pertencente à família homônima, que se localizava na Praça Diogo de Vasconcelos. Os dois bairros, porém, foram separados no início de 2006.



Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.