Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 25-03-2015 - 09:01 -   Notícia original Link para notícia
Fornecedora da Mercedes fecha as portas

Fastplas Automotive, que produz peças plásticas, vai demitir 50 funcionários até o fim do mês em Juiz de Fora


A crise que atinge o setor automotivo brasileiro, além das montadoras e fabricantes de autopeças, já afeta também outros segmentos que atuam na cadeia, como o setor químico. Em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, a Fastplas Automotive, fornecedora de peças plásticas da Mercedes-Benz, está fechando as portas. Ao todo, cerca de 50 funcionários serão demitidos até o fim do mês.

As informações são do presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Químicas e Farmacêuticas de Juiz de Fora (Sinquifar/JF), Scipião Júnior. Segundo ele, a empresa encerrará as atividades no município em função da queda da demanda causada pela redução na produção de caminhões na Mercedes.

"Todos os postos de trabalho serão fechados e a empresa vai manter apenas a unidade que possui no ABC Paulista. O cenário atual, com a queda da atividade econômica, está preocupando bastante", afirmou. Segundo ele, o problema não está apenas nas fornecedoras do setor automotivo, mas já afeta a indústria química e farmacêutica em geral.

Conforme Scipião Júnior, o Sinquifar/JF representa cerca de 4 mil trabalhadores só na linha de plásticos e o número de demissões nesse segmento aumentou cerca de 10% neste ano em relação a 2014. "Já foram cerca de cem homologações de janeiro até agora", disse.

Outra empresa que também encerrou as atividades é a Imap Embalagens Plásticas. O sindicalista relatou que desde o ano passado vinha reduzindo seu quadro de funcionários. "Dos 80 empregados que ela possuía, os últimos 35 foram demitidos há pouco tempo. Agora estamos negociando com outra fabricante de plásticos, na tentativa que ela absorva esses profissionais", ressaltou.


Randon - A crise no mercado brasileiro de caminhões vem fazendo outras "vítimas" em Juiz de Fora. Em setembro do ano passado, a Randon, responsável pelo fornecimento e montagem de subsistemas e componentes dos veículos da Mercedes-Benz, encerrou suas atividades no município e dispensou 22 funcionários.

Na época, a empresa alegou que "a decisão se deu em vista de que a parceria não estava mais sendo vantajosa" e foi fruto de comum acordo entre montadora e empresa, em virtude da redução das vantagens do contrato, provocada pela retração vivida pelo setor de caminhões. A Randon também remanejou parte da produção para outra unidade da empresa em São Paulo.

Já o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Juiz de Fora, João César da Silva, disse que, apesar do cenário preocupante, a situação dos funcionários da montadora alemã na unidade mineira ainda está sob controle.

"Temos um acordo com a Mercedes que nos garante a manutenção dos 780 funcionários até a transferência do modelo Accelo para a unidade de São Bernardo do Campo em junho do ano que vem", disse. Até lá, ele acredita que não haverá mudanças significativas no quadro de empregados da empresa e nem nas fornecedoras, que já atuam com um número de pessoal bastante reduzido.


Queda - Os últimos dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), referentes a fevereiro, mostraram que as vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus caíram 28,3% na comparação com o mesmo mês do ano passado e 26,7% ante janeiro.

No segundo mês de 2015 foram emplacadas 185.961 unidades, ante 259.325 em fevereiro de 2014 e 253.801 em janeiro. Com o resultado, as vendas somam 439,7 mil unidades no primeiro bimestre, recuo de 23,1% na comparação com igual período do ano passado.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.