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Estado de Minas Online ( Negócios e Oportunidades ) - MG - Brasil - 22-03-2015 - 11:19 -   Notícia original Link para notícia
Briga de gente grande

Rede francesa chega a Belo Horizonte para disputar no já concorrido mercado de artigos esportivos


Ludymilla Sá


Publicação: 22/03/2015 04:00



Cedric Burel, diretor-geral da Decathlon Brasil, explica que o cliente poderá testar os produtos antes de escolher 


Enquanto alguns setores da economia sofrem uma estagnação, o mercado de artigos esportivos acumula vigorosas taxas de crescimento. Na esteira dos megaeventos no Brasil, o segmento terá crescimento estimado de 5%, segundo a Associação Brasileira da Indústria do Esporte (Abriesp). Nos últimos 10 anos, a taxa de expansão foi de 6%, duas vezes superior ao PIB (3,2%). E o faturamento anual do varejo no segmento é de R$ 4,73 bilhões. Entusiasmada com esses números, a francesa Decathlon, do grupo francês Oxylane, um dos 10 maiores varejistas do ramo no mundo, desembarcou no país em 2011. E com muita pompa e circunstância, vai inaugurar, sexta-feira, a sua primeira loja em Belo Horizonte.

Inovador, o empreendimento de 2,6 mil metros quadrados está sendo instalado no segundo pavimento do Center Minas, localizado entre a estação do metrô e o Minas Shopping, no Bairro União, Região Nordeste da capital. E vai empregar 45 pessoas, que já estão sendo treinadas há dois meses. "Todos têm de ser esportistas, falar a linguagem do consumidor, de esportista para esportista, do amante do esporte para outro amante do esporte", destacou o diretor-geral da Decathlon Brasil, Cedric Burel.

É a maior loja da marca no Brasil. Assim, um de seus diferenciais em relação às outras do segmento será uma oficina composta por equipe especializada, que vai oferecer assistência técnica de artigos esportivos como bicicletas, skates, patins, encordoamento de raquetes e estamparia de camisas. Além disso, de acordo com Cedric, o cliente poderá testar os produtos antes de escolher.

O consumidor terá à disposição um mix variado de produtos. Além das grifes internacionais já conhecidas, a Decathlon comercializa 20 marcas desenvolvidas por uma equipe de engenheiros e designers próprios. "Algumas pessoas dessa equipe, inclusive, vieram para o país para estudar os praticantes de esportes brasileiros e testar os produtos. Todos que foram fabricados no país foram adequados aos brasileiros, como a linha fitness, que tem conceito diferente da europeia", explicou o executivo.


 



Loja da Centauro em Uberlândia: rede tem mais de 230 unidades espalhadas pelo país, sendo cerca de 20 em Minas

A Decathlon já é sucesso no país. Com 252 lojas espalhadas por França, Itália, Espanha, Portugal, Alemanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Dinamarca, Estados Unidos e Argentina, o grupo fechou 2014 com 18 pontos no Brasil. Decidiu ainda ampliar a produção nacional. Vinte por cento dos artigos comercializados, atualmente, já são produzidos aqui. Para reduzir custos e assegurar maior disponibilidade de produtos com preço mais baixo, a empresa pretende aumentar a produção em 30%.

PIONEIRA NO ESTADO
 A concorrência em Belo Horizonte promete ser muito disputada. Melhor para o consumidor. Outra empresa de sucesso no segmento, já consolidada no mercado, a mineira Centauro cresce a cada ano. Fundada em 1º de abril de 1981, com uma loja modesta próxima ao atual Pátio Savassi, o grupo é hoje uma potência, com faturamento que supera os R$ 2,5 bilhões. "É uma história de sucesso, que cresce todo ano. Atualmente, temos mais de 230 lojas espalhadas pelo país em 23 estados. Em Minas, onde tudo começou, temos pouco mais de 20 e empregamos 1.558 pessoas", contou Pedro Zemel, diretor-executivo de vendas da Centauro.

Das pequenas lojas de 50 metros quadrados para os megastores localizados nos principais shoppings país afora, a Centauro pretende, neste ano, investir em seu canal on-line. O e-commerce, de acordo com Zemel, representa, atualmente, 14% do faturamento da empresa. "Não é um ano para grandes investimentos. O objetivo é investir na venda pela internet e aprimorar nosso atendimento ao cliente."

COMÉRCIO ON-LINE 
Uma loja improvisada dentro de um estacionamento vizinho à faculdade Mackenzie, em São Paulo, que vendia calçados femininos e tênis a preços acessíveis. Assim nasceu a Netshoes, líder do comércio eletrônico de artigos esportivos. Depois de abrir lojas em shoppings e academias e começar a emplacar no mercado tradicional, os donos resolveram apostar, exclusivamente, no comércio on-line.

Eles fecharam as lojas físicas e se tornaram um case de vendas pela web, alcançando os R$ 1,3 bilhão de faturamento anual. "Hoje, a empresa é 100% on-line e é o maior e-commerce do mundo no segmento. Em 2012, registramos dois milhões de internautas só no Brasil, e esse número só vem crescendo", afirmou o vice-presidente de Marketing, Juliano Tubino.

O segredo do crescimento, de acordo com o executivo, são as opções de entrega oferecidas ao cliente. A companhia implementou quatro tipos de frete, aumentando, assim, a sua eficiência. Além disso, segundo Tubino, a personalização do atendimento é uma grande aliada. "O cliente tem uma experiência de compra  on-line melhor que off-line. No site, por exemplo, temos todo o mapeamento 3D (três dimensões) do produto. Ele vai escolher um tênis e, ao indicar o número,  o site vai dizer que, em razão da marca, será maior, menor ou exato."

A empresa agora expandiu sua área de atuação. Lançou a loja virtual Zatini, no qual são comercializados 12 mil produtos de 70 marcas famosas, e espera alcançar o mesmo sucesso.


Centauro
www.centauro.com.br
Televendas: 4004-6006

Decathlon
www.decathlon.com.br
0800 8871014

Netshoes
www.netshoes.com.br


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