Estado de Minas Online ( Gerais ) - MG - Brasil | - 20-03-2015 - 12:11 - | Notícia original | Link para notícia |
BHTrans avalia projeto alemão |
Colocar carros e bicicletas transitando em pistas compartilhadas, em ruas de bairro e em velocidade reduzida, é uma das apostas da BHTrans para ampliar a malha cicloviária de Belo Horizonte, hoje com 80 quilômetros. Para isso, a empresa que gerencia o transporte e trânsito estuda importar um modelo alemão, da cidade de Bremen, onde 25% da população anda de bicicleta e divide espaço com automóveis, sem faixas demarcadas para ciclistas que, ainda assim, têm preferência no trânsito. Uma equipe de técnicos da empresa belo-horizontina viaja para a cidade europeia no mês que vem, para conhecer o projeto. Para ser possível executá-lo, será preciso reduzir a velocidade nas vias escolhidas, para até 30 quilômetros por hora. "Vamos identificar áreas que permitam essa convivência harmoniosa entre veículos e bikes", disse a coordenadora do Programa Pedala BH, Eveline Trevisan, que citou como exemplo as ruas Gonçalves Dias, no Bairro Funcionários, e Rio de Janeiro, em Lourdes, ambas na Zona Sul. O anúncio do futuro projeto foi feito durante o Workshop Internacional de Mobilidade Urbana do Projeto Solutions, que incentiva a troca de experiências em mobilidade urbana sustentável entre cidades da Europa, América Latina e Ásia. O evento foi realizado ontem pela BHTrans e pelo programa Embarq, de transporte sustentável e desenvolvimento urbano, e reuniu especialistas da Europa e de estados brasileiros. O modelo de Curitiba, batizado de Via Calma, também foi apresentado no seminário.
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