Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( DC Turismo ) - MG - Brasil - 14-03-2015 - 10:53 -   Notícia original Link para notícia
Jacutinga é opção para compras e lazer em Minas

Roteiros estão sendo criados para atrair a atenção do turista de negócios


Daniela Maciel


Polo de malhas está pronto para realizar mais uma alta temporada de vendas/Divulgação


Conhecida nacionalmente pela confecção de malhas e crochê, Jacutinga, no Sul de Minas, está pronta para mais uma alta temporada de vendas. As vitrines já expõem as novidades para o inverno 2015 e atraem verdadeiras multidões de turistas de negócios, que movimentam não apenas o comércio, mas toda a cadeia do turismo, descobrindo novos encantos da cidade.

De acordo com o secretário de desenvolvimento econômico de Jacutinga, Miller Moliani, a cidade recebe dois principais tipos de turistas: os que vão a lazer e fazem compras eventuais e os turistas de compras. Entre os da segunda categoria, estão os lojistas e os autônomos. "A maior parte dos turistas de compras não tem disponibilidade para ficar na cidade e acabam viajando de bate e volta. Eles consomem principalmente nos bares e restaurantes, mas não se hospedam", explica Moliani.

Para agradar os dois públicos - de lazer e compras - e ainda reter o turista de negócios na cidade e fazer com que ele volte para temporadas maiores de lazer, estão sendo criados roteiros e valorizados atrativos nos segmentos religioso, ecológico e histórico. City tours, guias especializados, e um setor que se organiza paulatinamente são os trunfos da cadeia turística.

"Nossa economia está baseada nas malharias e não estamos negando essa importância. O esforço e investimento no turismo vem como uma alternativa de diversificação e complementação da atividade econômica. Temos buscado a diversidade de atividades também com a implantação de indústrias de outros setores", destaca o secretário.


Raio X - Os hotéis de Jacutinga oferecem atualmente 500 leitos, que são capazes de atender com folga mesmo na alta temporada. Apesar do incentivo promovido pela prefeitura, ainda não houve interesse dos empresários em investir no setor. Já no segmento de alimentação e bebidas a situação a começou a mudar, inclusive com a criação de circuitos e festivais gastronômicos, que exigem maior qualificação da mão de obra. Em janeiro, por exemplo, foi realizado o Festival do Tira Gosto, que elegeu o melhor pão de queijo da cidade.

Para o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Jacutinga (Acija), Dênis Bandeira, é difícil reter o turista de negócios na cidade, que costuma aproveitar a viagem para conhecer outros municípios do roteiro das malhas e as estâncias hidrominerais de Minas e São Paulo. Essa, porém, é uma necessidade que começa a ser compreendida pelos setores público e privado. "Jacutinga tem um bom número de restaurantes que oferecem boa qualidade. Esse é um setor que pode trazer bons resultados. Se alguém me pedisse um conselho sobre investimentos, eu diria que o turismo é uma boa aposta", aponta Bandeira.

A coleção inverno 2015 já está nas lojas e apresenta uma produção de moda para atender especialmente o gosto das consumidoras brasileiras. Para a nova temporada, estão em alta o animal print, as estampas étnicas e as cores fortes, como o coral e o vinho. "Acompanhamos as tendências nacionais e internacionais e criamos um estilo próprio. Essa semana já começamos a receber os lojistas e a expectativa é de que o volume de vendas cresça 20% em relação a 2014", destaca o presidente da Acija.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.