Leitura de notícia
Diário do Comércio online - BH (MG) ( Economia ) - MG - Brasil - 11-03-2015 - 10:14 -   Notícia original Link para notícia
Cartão reduz inadimplência no setor

Pesquisa do sebrae revela que meio de recebimento minimizou prejuízos das MPEs mineiras



O uso dos cartões de crédito e débito tem crescido junto às micro e pequenas empresas/Alisson J. Silva


A adesão ao uso dos cartões de crédito e débito aumentou as vendas e reduziu a inadimplência das micro e pequenas empresas (MPE) mineiras. o que diz a pesquisa "Relacionamento bancário das micro e pequenas empresas mineiras", elaborada pelo Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas).

Conforme o levantamento, hoje, a maioria das MPEs mineiras (56%) aceita cartões e a melhoria nos negócios ocorreu para 60% delas. A pesquisa ouviu 810 empresários dos setores da indústria, comércio, construção civil e serviços do Estado e será apresentada durante a "Semana Nacional de Educação Financeira", que está sendo realizada em Belo Horizonte e termina no próximo domingo.

Segundo os 44% dos entrevistados que não utilizam as máquinas em seus estabelecimentos, os principais motivos são a falta de necessidade e o custo da mensalidade cobrada pela operadora. Porém, embora tenham reclamado do valor do aluguel do equipamento, a maioria dos empresários admitiu nunca ter negociado com os bancos, solicitando descontos ou melhoria nas condições de acesso ao serviço.

Já pagamentos feitos pelo celular ou tablet ainda não são realidade entre as MPEs mineiras - 94% das empresas entrevistadas não disponibilizam esse tipo de serviço. Dessas, 52% não pretendem utilizar o serviço e 23% disseram que usariam se ele fosse mais barato.

O estudo também mostra que 95% dos donos de MPEs têm conta bancária. Em geral, a maioria tem até duas e 84% das MPE utilizam a conta empresarial para movimentar as finanças do negócio.

Segundo a pesquisa, 45% dos entrevistados desconhecem os valores das tarifas cobradas pelas instituições financeiras. As pequenas empresas pagam tarifa média de R$ 96,30 para ter acesso aos serviços bancários, enquanto as microempresas pagam R$ 51,20.


Dívidas - A pesquisa do Sebrae Minas também mostrou que 51% das MPEs mineiras entrevistadas estão endividadas (51%). Desse total, 44% estão com pagamentos controlados e 5% assumiram que os valores devidos saíram do controle.

No entanto, as principais fontes de recursos utilizadas nos últimos 12 meses pelos empresários ouvidos foram recursos próprios (60%), parcelamento da dívida com o fornecedor (55%), cartão de crédito (31%), antecipações de recebíveis das vendas realizadas (26%) e cheque especial (25%).

Ainda de acordo com a pesquisa, a maioria dos micro e pequenos empresários ouvidos não fizeram investimentos no último ano.


Nenhuma palavra chave encontrada.
O conteúdo acima foi reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade da fonte (veículo especificado acima).
© Copyright. Interclip - Monitoramento de Notícias. Todos os direitos reservados, 2013.